
http://dx.doi.org/10.1590/1807-01912018242270 
e-ISSN 1807-0191 

 
 
 

OPINIÃO PÚBLICA, Campinas, vol. 24, nº 2, maio-agosto, p. 270-290, 2018 

PT, eleições e editoriais da grande imprensa  
(1989-2014)  

 
 

Fernando Antônio Azevedo1  

 

 

 
O artigo examina, a partir do conceito de paralelismo político, a relação da “grande 

imprensa” do Brasil, formada pelos três grandes diários de circulação nacional, O Estado 
de S. Paulo, Folha de S. Paulo e O Globo, com o petismo entre 1989 e 2014. A referência 

empírica são os editoriais publicados pelos jornais durante as sete últimas eleições 
presidenciais que têm como objeto o PT e seus candidatos. Os textos foram avaliados 

através da metodologia da análise de valência e agrupados em pacotes interpretativos. 
Os resultados mostram a predominância de editoriais negativos e o uso dos 

enquadramentos “populista” e/ou “corrupto” na narrativa sobre o PT e o petismo, tanto 
no período pré-governamental quanto no governamental do PT no plano federal.  

Palavras-chave: mídia; imprensa; editoriais; partido; eleições; PT; antipetismo 

 
 

Introdução 

  

Este artigo tem como tema a relação dos três principais jornais de referência do 

Brasil (O Globo, O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo) com o Partido dos Trabalhadores 

(PT) através da análise dos seus editoriais publicados durante as eleições presidenciais 

entre 1989 e 2014. Essas publicações fazem parte da chamada “grande imprensa” e no 

passado tiveram intensa atuação política apoiando as forças de centro-direita contra o 

governo nacionalista de Getúlio Vargas (1951-1954) e o governo reformista de João 

Goulart, o Jango (1961-1964), ambos ligados ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), de 

centro-esquerda (Sodré, 1999; Abreu, 2008; Carvalho, 2013; Goldstein, 2017). Todos 

esses jornais apoiaram o golpe militar de 1964 e o regime autoritário, com o dissenso 

posterior de O Estado de S. Paulo, após o aprofundamento da ditadura com a edição do 

Ato Institucional no 5 em 1968. A partir da redemocratização e da instauração da Nova 

República, em 1985, os veículos passaram a conviver com um novo sistema partidário e 

uma nova dinâmica política que, a partir de 1994, polarizou a disputa eleitoral presidencial 

entre as forças de centro-esquerda, lideradas pelo PT, e as de centro-direita, comandadas 

pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Uma revisão da literatura (Guimarães 

e Vieira, 1989; Lima, 1990; Albuquerque, 1994; Rubim, 1985; Aguiar, 1995; Jorge, 1997; 

                                                             
1 Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGPol). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos 

(SP), Brasil. E-mail: <f.azevedo@me.com>. Orcid: <https://orcid.org/0000-0003-2696-7589>. 



FERNANDO ANTÔNIO AZEVEDO 

  
 

 

OPINIÃO PÚBLICA, Campinas, vol. 24, nº 2, maio-agosto, 2018 

271  

Rubim e Azevedo, 1998; Miguel, 1999; Azevedo, 2000, 2009, 2011; Aldé, 2003; Chaia, 

2004; Rubim e Colling, 2004; Fonseca, 2005; Aldé, Mendes e Figueiredo, 2007) sobre a 

cobertura das eleições presidenciais nesse período mostra que a maioria das pesquisas e 

levantamentos apontou que os jornais, e a mídia de um modo geral, atuaram em variados 

graus com viés partidário, favorecendo assim direta ou indiretamente os candidatos 

antipetistas nos pleitos presidenciais. Não conheço, porém, salvo engano, um estudo 

longitudinal que analise o comportamento dos jornais e mostre tendências e continuidades 

abrangendo todas as eleições presidenciais realizadas até o momento. Este artigo tenta 

suprir parcialmente essa lacuna. Seu objetivo principal é discutir o comportamento da 

imprensa mainstream a partir do conceito de paralelismo político (Hallin e Mancini, 2010), 

tendo como referência empírica a relação dos jornais com o PT e o petismo a partir da 

pergunta: na atual quadra democrática, a grande imprensa brasileira atuou de modo 

paralelo ao sistema político, assumindo posições político-ideológicas como o fez no período 

democrático de 1945-1964?  

A pergunta tem pertinência e relevância no contexto informacional brasileiro. O 

sistema de mídia é oligopolizado e controlado basicamente por quatro famílias 

(Marinho/Grupo Globo, Mesquita/Grupo Estadão, Frias/Grupo Folha e Civita/Grupo Abril) 

que detêm a propriedade cruzada de jornais, revistas, redes de televisão, sites e portais. 

Desse modo, a maior parte do fluxo da informação política é monopolizada pelos grandes 

grupos midiáticos e as fontes alternativas de informação, que Dahl (1989) aponta como 

um dos requisitos fundamentais da democracia representativa, ocupam um papel 

secundário (em geral em sites e blogs) e marginal do ponto de vista do seu impacto na 

formação da opinião pública. Nesse contexto, de um sistema de mídia concentrado e 

caracterizado por uma oferta de conteúdo político com baixa diversidade, a parcialidade 

da grande imprensa, pelo seu grande poder de agendamento (e ripple effect no noticiário 

televisivo e nas redes sociais), pode gerar assimetria informacional e potencialmente 

desequilibrar a disputa política e eleitoral ao vocalizar, reproduzir ou endossar argumentos 

e estratégias narrativas de grupos e partidos políticos.  

É consenso na literatura da comunicação política recente, fortemente influenciada 

pelas teorias da agenda-setting e do framing, que a mídia tem grande poder de agenda ao 

selecionar e hierarquizar notícias e estabelecer enquadramentos e narrativas sobre fatos, 

acontecimentos e personagens. Como lembrou Cohen (1963, p. 120), a imprensa pode 

não ser eficaz em dizer como se deve pensar, porém tem grande capacidade em sugerir o 

que pensar. Ou seja, de tematizar e colocar, no centro da atenção pública, questões sobre 

as quais fornece também análises e interpretações produzidas a partir de enquadramentos 

narrativos. Dessa maneira, como observaram Lang e Lang (1959, p. 226) num texto sobre 

a influência da mídia nas campanhas eleitorais, as mídias constroem perspectivas, 

conformam as imagens dos candidatos e dos partidos e ajudam a destacar os conceitos 

em torno dos quais se desenvolverão as campanhas.  



PT, ELEIÇÕES E EDITORIAIS DA GRANDE IMPRENSA (1989-2014) 
 
 
 

OPINIÃO PÚBLICA, Campinas, vol. 24, nº 2, maio-agosto, 2018 

272  

Portanto, no jogo político a mídia importa e muito. É ela que, nas democracias 

modernas e de massa – que Manin (1995) descreve como democracias de público –, ao 

lado das campanhas eleitorais, opera a mediação entre os atores políticos (partidos e 

candidatos) e os cidadãos e eleitores. E, em que pesem a centralidade da televisão nos 

meios de comunicação de massa com sua grande penetração no público e o avanço das 

novas mídias digitais, como a internet e as mídias sociais (Facebook, Youtube, Twitter, 

Instagram etc.), ainda são os jornais e as revistas de informação semanal as principais 

fontes de informação e agendamento da política. É dessa velha mídia que as principais 

notícias e os comentários têm origem e são replicados na televisão e nas novas mídias. 

Em outras palavras, a mídia impressa pauta não só a mídia eletrônica (rádio e televisão) 

como a mídia digital (internet e mídias sociais): como mostrei em outro trabalho (Azevedo, 

2017, p. 27), a maior parte das notícias e dos artigos que trafegam nas novas mídias é 

originária de jornais e revistas impressos, o que, aliás, se pode comprovar simplesmente 

olhando os temas dos debates polarizados no Facebook. Assim, embora não seja a única 

fonte, a imprensa escrita pauta grande parte das questões políticas e as outras mídias 

repercutem, ampliam e disseminam os temas em debate, realimentando o fluxo de 

informação.  

O conceito original de paralelismo político foi cunhado por Seymour-Ure (1974) na 

tentativa de definir, através da categoria paralelismo partido-imprensa, a convergência de 

interesses políticos entre jornais e partidos. Refinando o conceito, Blumler e Gurevitch 

(1975) propuseram uma escala de paralelismo político para abranger graus de intensidade 

(máximo, intenso, médio, baixo e zero) e situações que iam desde o controle vertical da 

publicação (imprensa partidária como a existente em alguns países da Europa no passado) 

até o jornalismo independente cuja referência normativa seria o modelo liberal do 

jornalismo comercial norte-americano. Por sua vez, mais recentemente, Hallin e Mancini 

(2010) revitalizaram o conceito explorando-o como uma das variáveis de análise dos 

modelos de sistema de mídia do mundo ocidental. Os referidos autores, inspirados nos 

pesquisadores que os precederam, descrevem cinco elementos ligados à prática do 

paralelismo político (conexões organizacionais, caráter partidário da audiência, conteúdo 

dos meios, atuação dos jornalistas na política e o jornalismo de comentário apoiado na 

concepção do jornalista como publicista) e os associam mais ao compartilhamento de 

crenças, valores e tendências políticas mais gerais do que à conexão um a um entre meios 

e partidos que caracterizou o jornalismo partidário do passado. Albuquerque (2012a, 

2012b), por sua vez, propõe que paralelismo político e jornalismo independente sejam 

considerados como modelos históricos distintos. Sem entrar na discussão sobre os limites 

e alcances teóricos do conceito, assumo, aqui, a ideia de Hallin e Mancini de que o 

paralelismo político nos dias de hoje, marcado pelo predomínio do jornalismo comercial, 

se dá basicamente em torno do compartilhamento de crenças e valores ideológicos, de 

uma causa determinada ou uma agenda política contingencial capaz de associar e produzir 

convergências políticas entre jornais e partidos. 



FERNANDO ANTÔNIO AZEVEDO 

  
 

 

OPINIÃO PÚBLICA, Campinas, vol. 24, nº 2, maio-agosto, 2018 

273  

 Os jornais examinados têm, apesar do alto nível de profissionalização, 

independência comercial e adesão formal ao modelo de jornalismo centrado nas notícias e 

um vigoroso e extenso jornalismo de comentário através de editoriais, colunas e artigos 

que ocupam espaços destacados e possuem grande peso nas edições. Portanto, antes de 

tudo e principalmente, são jornais de opinião que valorizam o papel de seus publicistas, e 

seus editoriais ocupam um lugar nobre e de grande visibilidade. Como lembra Eilders 

(1997), a alma dos jornais está nos editoriais, que são o core jornalístico que emite e 

transmite a posição política das publicações e de seus proprietários. Nesse sentido, eles 

são a matéria-prima por excelência para avaliar o posicionamento político dos jornais.  

A análise dos editoriais aqui procedida se estende de 1989 a 2014, perfazendo 25 

anos e sete eleições presidenciais na atual quadra democrática. A amostragem foi 

circunscrita ao período eleitoral, tomando-se como referência o início da emissão da 

propaganda gratuita no rádio e na televisão (Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral – 

HGPE), iniciando a coleta dos editoriais 45 dias antes da data da eleição do primeiro turno 

e estendendo a observação até a data do segundo turno, quando for o caso2. A escolha do 

período eleitoral contempla um momento que usualmente é de grande importância na vida 

democrática, como lembram Swanson e Mancini (1996), pois, durante as campanhas 

eleitorais, os temas políticos e o confronto de ideias e projetos entre os partidos e os 

candidatos assumem grande visibilidade e mobilizam a atenção dos eleitores.  

O procedimento adotado para analisar e interpretar os dados baseia-se na 

metodologia da valência e dos pacotes interpretativos. A metodologia de análise de 

valência (MAV), também conhecida como slant analysis, sentiment analysis ou opinion 

mining, é utilizada internacionalmente em estudos de mídia em contextos eleitorais desde 

os anos 1950 para medir a valoração dos conteúdos da mídia em relação a um determinado 

objeto3.  

Os pacotes interpretativos, por sua vez, são baseados na teoria do enquadramento 

(Goffman, 1974). Na definição sintética de Entman (1993, p. 52), enquadrar é o processo 

de selecionar aspectos da realidade e torná-los mais salientes para produzir uma definição 

ou interpretação particular de um problema ou questão moral. Gitlin (1980), por outro 

lado, sublinha que o enquadramento é basicamente um esquema interpretativo que 

                                                             
2 A propaganda eleitoral no rádio e na televisão, regulada pela Lei nº 7.773, de 8 de junho de 1989, tinha 

duração de 60 dias, porém, em 1998, ela foi reduzida para 45 dias. Por uma questão de padronização, o 

exame dos editoriais em cada período eleitoral obedeceu à regra dos 45 dias.  
3 No presente artigo adotam-se as seguintes regras para analisar o material pesquisado: (1) a valência é 

positiva se o conteúdo analisado encerra uma avaliação ou menção de ordem pessoal, moral, política ou de 

desempenho nas funções públicas favorável a políticos ou avaliação e menção favorável de programas, 

projetos e ação de partidos ou governo; (2) a valência é negativa se o conteúdo analisado encerra uma 

avaliação ou menção de ordem pessoal, moral, política ou de desempenho nas funções públicas negativa a 

políticos e menção desfavorável na avaliação de programas, projetos e ação de partidos ou governo; (3) a 

valência é neutra se o conteúdo analisado não apresenta nem elementos positivos nem negativos na 

avaliação ou menção de ordem pessoal, moral, política ou de desempenho nas funções públicas a políticos 

ou na avaliação e menções a programas, projetos e ação de partidos ou governo. Em caso de matérias 

ambivalentes, em que há equilíbrio entre elementos positivos e negativos, o conteúdo foi considerado neutro. 

Sobre a metodologia de análise de valência e seu uso na literatura internacional, ver Feres (2016).  



PT, ELEIÇÕES E EDITORIAIS DA GRANDE IMPRENSA (1989-2014) 
 
 
 

OPINIÃO PÚBLICA, Campinas, vol. 24, nº 2, maio-agosto, 2018 

274  

estabelece um eixo e organiza a narrativa jornalística ao longo do tempo, permitindo, 

assim, uma articulação de sentido entre eventos e personagens que ultrapassa os relatos 

episódicos. Portanto, como resumem Gamson e Modigliani (1989, p. 143), os pacotes 

interpretativos devem ser vistos como uma ideia organizadora central ou um enredo que 

produz sentido para o desdobramento de uma série de eventos, promovendo uma conexão 

entre eles. 

O artigo está dividido em três seções. Na primeira, “Resumo histórico e político dos 

jornais”, apresento um perfil dos jornais pesquisados; na segunda, “Os editoriais dos 

jornais: 1989-2014”, analiso os dados; e, finalmente, na terceira, a “Conclusão”, comparo 

os jornais e sintetizo os achados da pesquisa.  

 

Resumo histórico e político dos jornais 

 

O Globo 

 

O jornal foi fundado no Rio de Janeiro em 1925, circulando como vespertino até 

1962, quando passou a ser matutino. Entre os anos 1930 e 1980, o veículo se tornou o 

diário de maior circulação no Brasil, batendo concorrentes mais antigos e tradicionais. Sua 

ascensão como um dos principais jornais do país se deu paralelamente à formação das 

Organizações Globo, um conglomerado de mídia que paulatinamente agregou rádios e 

revistas (anos 1940) e televisão (anos 1960). Hoje, o Grupo Globo é o maior conglomerado 

de mídia do Brasil, liderando de forma absoluta a audiência da rede aberta (TV Globo e 

suas afiliadas), com importante presença na TV fechada, através da Globosat (Globonews, 

GNT, Multishow, Telecine, SporTV, entre outros) e no sistema radiofônico (rádios Globo e 

CBN), bem como nas novas mídias digitais (portal G1)4. Sua influência na imprensa escrita 

não se limita ao Globo: o grupo edita também, no Rio, o jornal Extra, de perfil popular, e 

o Valor Econômico, diário especializado em economia e finanças e líder em seu segmento, 

além da revista Época, que concorre com Veja, IstoÉ e Carta Capital no mercado das 

revistas de informação semanal. Possui, ainda, a Rio Gráfica Editora, que publica livros e 

inúmeras revistas para público segmentado.  

O Globo, ao longo da sua existência, tem assumido posições que permitem 

classificá-lo como um jornal liberal em relação às questões econômicas (pró-mercado e 

crítico do estatismo e do nacionalismo econômico) e, no plano político, alinhado com as 

posições liberal-conservadoras. Um retrospecto de seus posicionamentos políticos mostra 

que apoiou a Revolução Liberal de 1930, mas dois anos depois esteve com os 

constitucionalistas de 1932 contra Vargas e seu governo provisório. Após a 

redemocratização, em 1946, o embate político foi polarizado ideologicamente entre as 

                                                             
4 Com cinco emissoras próprias e 117 afiliadas, a Rede Globo chega a praticamente 100% do território 

nacional, atingindo 5.485 municípios e 99,5% da população. 



FERNANDO ANTÔNIO AZEVEDO 

  
 

 

OPINIÃO PÚBLICA, Campinas, vol. 24, nº 2, maio-agosto, 2018 

275  

forças de centro-direita e centro-esquerda, opondo os liberais (aglutinados na União 

Democrática Nacional – UDN) e os nacional-desenvolvimentistas, reunidos na aliança 

eleitoral formada pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Partido Social Democrático 

(PSD), ambos criados por Vargas. O Globo, nesse período democrático, apoiou as forças 

liberais nos principais embates eleitorais e políticos. Na crise política de 1954, que terminou 

com o suicídio de Vargas em agosto daquele ano, o jornal cerrou fileiras com a oposição, 

embora tenha, por temer os riscos políticos e institucionais de um impeachment numa 

democracia recém-restaurada, se posicionado contra o afastamento do presidente, em 

março de 1954. Entretanto, a rádio Globo tinha se transformado numa tribuna aberta para 

os discursos inflamados de Carlos Lacerda, o principal líder da UDN, contra Vargas e seu 

governo. Em 1961, após a renúncia de Jânio Quadros, foi contra a posse do vice-presidente 

Jango e depois fez dura oposição ao seu governo e às bandeiras das reformas de base 

(especialmente a reforma agrária) defendidas pela esquerda brasileira. Em 1964, apoiou 

o golpe militar e publicou um editorial sob o título “Ressurge a Democracia”5, em que 

saudava a tomada do poder pelas Forças Armadas. Anos depois, em 1984, num editorial 

de primeira página6, assinado pelo próprio publisher do jornal, Roberto Marinho, o apoio à 

intervenção militar seria explicado como necessário para defender a democracia que 

estaria ameaçada e o apoio sem restrições ao Ato Institucional n° 5, em 1968, justificado 

para conter “a irrupção da guerrilha urbana”.  

Com o retorno à democracia, em 1985, o jornal passou a apoiar uma agenda 

econômica liberal assumida, num primeiro momento, por Fernando Collor, e depois, por 

Fernando Henrique Cardoso (FHC) e os candidatos posteriores do PSDB. 

O exame da lista de colunistas e articulistas do jornal mostra que a maioria deles 

concorda com a linha editorial e os valores do jornal, havendo pouco espaço para 

diversidade interna, opiniões divergentes e debate do ponto de vista político ou ideológico.  

 

O Estado de S. Paulo 

 

O Estadão foi fundado em 1875 e originalmente chamava-se A Província de S. 

Paulo7. O jornal nasceu com posições políticas avançadas para a época, com um perfil 

antimonarquista e antiescravista, e entre seus colaboradores encontravam-se militantes 

da causa republicana e nomes conhecidos da vida intelectual como Euclides da Cunha, 

autor do clássico Os sertões. Depois do advento da República, com o fim das províncias 

monárquicas, o jornal assumiu o seu nome atual e passou a ser controlado exclusivamente 

por Júlio Mesquita, genro de um dos fundadores do diário, tornando-se então o principal 

diário paulista. 

                                                             
5 O Globo, 2/4/1964, p. 3.  
6 O Globo, 7/10/1984, p. 1. 
7 Sobre o jornal e seu papel político, ver Capelato e Prado (1980) e Capelato (1986, 1988).  



PT, ELEIÇÕES E EDITORIAIS DA GRANDE IMPRENSA (1989-2014) 
 
 
 

OPINIÃO PÚBLICA, Campinas, vol. 24, nº 2, maio-agosto, 2018 

276  

 Ao longo da República Velha (1989-1930), o jornal assumiu posição crítica em 

relação ao sistema eleitoral (voto aberto e fraudes eleitorais) e se engajou na campanha 

civilista que defendia um programa de reformas institucionais e modernização do país. Em 

1930, aderiu à candidatura oposicionista de Vargas contra o candidato oficial das 

oligarquias dominantes. Porém, depois da Revolução de 1930, trocou de lado e apoiou o 

movimento constitucionalista de 1932, deflagrado pelas elites paulistas contra o governo 

provisório de Vargas, defendendo a constitucionalização do país e a realização de eleições. 

Com a decretação da ditadura do Estado Novo, em 1937, o jornal passa a fazer uma 

oposição aberta ao novo regime. Como represália, é censurado e, em março de 1940, sofre 

uma intervenção que se prolongaria por cinco anos. Encontra-se, nesse episódio, a origem 

do visceral antigetulismo que o jornal iria cultivar nos primeiros anos da quadra 

democrática que se inicia em 1946.  

O antigetulismo do período ditatorial se transformaria, na nova quadra 

democrática, no combate ao populismo identificado com o trabalhismo varguista no início 

dos anos 1950 e, mais adiante, com o trabalhismo reformista dos anos 1960 durante o 

governo Jango. Desse modo, fez oposição aos governos Vargas (1951-1954) e Jango 

(1961-1964) e apoiou as passeatas contra este último (“Marcha com Deus pela família e 

pela liberdade”) e o golpe militar de 1964. O apoio ao novo regime seria, porém, 

condicional. O aprofundamento do regime autoritário, com a edição do AI-5 em 13 de 

dezembro de 1968, frustrou a expectativa da família Mesquita de uma rápida devolução 

do poder aos civis nos limites de uma democracia restrita, expurgada das correntes de 

esquerda da antiga ordem política. Nesse sentido, o jornal demarca sua posição com a 

publicação de um duro editorial (“Instituições em frangalhos”)8, assinado pelo publisher 

Júlio Mesquita Neto, que provocou o recolhimento da edição e colocou o jornal sob censura.  

Uma retrospectiva da trajetória editorial ao longo do tempo mostra que o jornal 

viveu duas fases distintas. Nasce abolicionista e republicano e, na primeira metade do 

século XX, apoia a Revolução de 30 e se contrapõe ao Estado Novo getulista em nome dos 

princípios políticos liberais e democráticos. Mas abandona esses princípios ao apoiar o golpe 

militar de 64, embora o fizesse ao lado de todos os principais jornais do país (com exceção 

da Última Hora) que cerraram fileira pela deposição do governo Jango. Com a 

redemocratização em 1985 e o retorno das eleições diretas em 1989, o Estadão apoiou de 

forma reiterada todos os candidatos presidenciais de centro-direita que polarizaram com 

os candidatos do Partido dos Trabalhadores.  

O exame das edições do jornal que circulam atualmente mostra que suas páginas 

de opinião possuem grande peso em relação às páginas informativas e nelas há pouco 

lugar para a diversidade interna, o contraditório e o debate de ideias, os valores e projetos 

políticos e ideológicos opostos, prevalecendo visões liberais ou conservadoras que 

estruturam as tendências políticas de centro-direita. 

                                                             
8 O Estado de S. Paulo, 13/12/1968, p. 2.  



FERNANDO ANTÔNIO AZEVEDO 

  
 

 

OPINIÃO PÚBLICA, Campinas, vol. 24, nº 2, maio-agosto, 2018 

277  

Folha de S. Paulo  

 

A Folha9 faz parte de um grupo empresarial que edita o jornal e publica também 

Agora São Paulo, jornal popular que circula na capital paulista. O grupo também é 

proprietário de um dos maiores portais do país, o UOL, que abriga a edição digital da Folha, 

e atua também no segmento editorial, através da Folha Gráfica e da Editora Publifolha. 

O jornal foi criado, em 1960, a partir da fusão de duas publicações: Folha da Noite 

e Folha da Manhã. A primeira, um jornal vespertino, circulou a partir de 1921 e, com uma 

linguagem jornalística mais popular e informativa, tinha como público-alvo leitores da 

classe média baixa e trabalhadores urbanos. Em 1925, os proprietários lançaram uma 

edição matutina, Folha da Manhã, com o mesmo perfil editorial e de audiência. Portanto, 

ambas as publicações ocupavam um segmento do mercado de informação não 

contemplado pelo Estadão, cujo público por excelência era a elite paulista.  

Em 1930, ambas as publicações se posicionaram contra a Revolução e a favor da 

manutenção da velha ordem oligárquica e, com o golpe de 1937 e a instauração do Estado 

Novo, se colocaram na oposição à ditadura. Vargas, interessado em eliminar os focos de 

oposição na imprensa, estimulou a compra dos dois jornais por um grupo de empresários, 

que repagina a Folha da Manhã, lança uma terceira publicação diária (Folha da Tarde) e 

muda a orientação política em favor do governo. Em 1960, as três publicações são fundidas 

numa só, nascendo, então, a Folha de S. Paulo, que, em 1961, foi finalmente adquirida 

pelos empresários Octávio Frias de Oliveira e Carlos Caldeira Filho. Ao longo das duas 

décadas seguintes, os novos proprietários modernizaram o jornal (foi o primeiro veículo 

impresso em offset da América Latina), ampliaram sua circulação e suas receitas 

publicitárias e passaram a disputar a liderança da grande imprensa diária com O Estado 

de S. Paulo e O Globo.  

Nessa nova fase, o jornal atravessaria dois períodos bem distintos do ponto de 

vista político. Entre os anos 1960 e meados de 1970, o jornal apoiou o golpe de 64 e o 

regime militar, que recebeu uma adesão incondicional dele em sua primeira década de 

existência. O segundo período tem início com as reformas gráficas e editoriais, a partir de 

1976, que renovou o jornal e a equipe de colaboradores e redefiniu seu target, elegendo 

os segmentos mais intelectualizados e progressistas do ponto de vista político como seu 

público leitor preferencial. Essas mudanças se dão num período marcado pela abertura 

política, em que a luta pela anistia e pela redemocratização começava a tomar impulso no 

país e a ganhar o coração e as mentes da classe média. Reposicionado editorialmente, 

valorizando o pluralismo e o debate de ideias, o jornal cresceu nos segmentos da audiência 

mais jovem e de classe média, e apoiou a luta em favor da anistia, da Constituinte e das 

eleições diretas, fazendo coberturas extensas de episódios políticos críticos para o regime 

militar e aderindo à campanha das “Diretas Já”, que recebeu grande apoio da publicação.  

                                                             
9 Sobre o jornal e sua participação política, ver Goldstein (1987), Taschner (1992) e Matos (2008).  



PT, ELEIÇÕES E EDITORIAIS DA GRANDE IMPRENSA (1989-2014) 
 
 
 

OPINIÃO PÚBLICA, Campinas, vol. 24, nº 2, maio-agosto, 2018 

278  

O jornal mantém, nos dias atuais, a mesma linha editorial e a política de 

diversidade interna, sendo, dos três grandes diários, o mais aberto ao debate e ao 

confronto de ideias. Com essas características, hoje está localizado mais ao centro do que 

à direita do espectro político, mas certamente a sua definição editorial mais precisa seria 

a de uma publicação alinhada com os ideários liberais na política e na economia, mas 

comprometida com uma audiência menos conservadora, que não era contemplada pelos 

seus concorrentes diretos.  

  

Os editoriais dos jornais: 1989-2014 

 

A pesquisa levantou 3.164 editoriais dos quais 937 (29,6%) tinham como tema 

central o PT, como se pode ver na Tabela 1: 

 
Tabela 1 

Número de editoriais dos jornais e relacionados ao PT por ano 
 

Ano 

Editoriais 

O Globo Folha de S. Paulo10 O Estado de S. Paulo 

Total PT % Total PT % Total PT % 

1989 93 8 8,6 276 46 16,7 263 66 25,1 

1994 61 2 3,3    225 23 10,2 

1998 84 1 1,2 120 2 1,7 125 9 7,2 

2002 100 7 7 182 26 14,3 198 33 16,7 

2006 125 56 44,8 148 62 41,9 222 131 59 

2010 135 68 50,4 142 65 45,8 222 100 45 

2014 113 56 49,6 132 54 40,9 195 122 62,6 

Total 711 198 27,8 1.000 255 25,5 1.453 484 33,3 

Fonte: Elaboração própria com base em Azevedo (2017). 

 

O partido foi objeto de assunto desde a eleição de 1989, da qual foi finalista, mas, 

como seria de esperar, os jornais dedicaram maior atenção ao PT a partir da sua chegada 

ao poder, em 2003. Como se pode observar nos dados da Tabela 1, a atenção dos jornais 

aumenta exponencialmente a partir de 2006, ano da reeleição de Lula e de uma campanha 

eleitoral que teve o escândalo do Mensalão como centro. O diário que mais explorou 

questões relacionadas ao PT foi o Estadão, seguido da Folha e d’O Globo.  

 

Os editoriais do Globo 

 

Dos 711 editoriais publicados, 27,8% foram sobre questões ligadas direta ou 

indiretamente ao PT, a seus candidatos ou ao governo petista. Contudo, esse percentual 

total não revela a distribuição desses editoriais nos anos mais recentes. Como pode-se 

                                                             
10 Não foi possível a coleta do ano de 1994, pois os editoriais estavam ilegíveis no arquivo digital da Folha 

de S. Paulo. 



FERNANDO ANTÔNIO AZEVEDO 

  
 

 

OPINIÃO PÚBLICA, Campinas, vol. 24, nº 2, maio-agosto, 2018 

279  

observar na Tabela 2, O Globo explorou em 44,8% (em 2006), 50,4% (em 2010) e 49,6% 

(em 2014) dos seus editoriais assuntos que tinham relação com o petismo. Esse alto nível 

de atenção concentrado nesses três episódios eleitorais, correlacionado com o alto nível 

de valências negativas nos editoriais a partir de 2006, indica que o jornal adotou uma 

posição mais crítica em relação ao petismo quando o PT assumiu o poder. Esse dado é 

corroborado quando confrontado com os números referentes à eleição de 2002, ocasião 

em que os editoriais são em sua maioria positivos e neutros. Porém, esse pleito foi, como 

observaram vários analistas, marcado pela trégua11 entre a mídia e o candidato petista. 

Nas eleições anteriores (1989, 1994 e 1998), o jornal publicou poucos editoriais tendo o 

PT como tema, mas todos negativos, como mostram os dados da Tabela 2: 

 
Tabela 2 

Editoriais relacionados ao PT e valência por ano – O Globo 
 

Fonte: Elaboração própria com base em Azevedo (2017). 

 

Visualizando-se em conjunto todos os anos, o saldo é francamente desfavorável 

para os petistas: o jornal publicou 86,9% de editoriais negativos contra apenas 4,5% 

positivos e 8,6% neutros. 

Os dados da Tabela 2 estão representados no Gráfico 1 com a variação das 

valências por ano. As linhas que representam as valências negativas e neutras se mantêm 

inalteradas até 1998, mas mostram que a totalidade dos editoriais era negativa, indicando 

que o jornal manteve, no período de 1989 a 1998, uma posição fortemente crítica em 

relação ao PT e a seus candidatos. E, com a exceção do ano de 2002, essa tendência se 

mantém, com ligeiras variações, até o pleito de 2014.  

 

                                                             
11 A trégua d’O Globo e da Folha (ver Tabelas 2 e 4), em relação à candidatura de Lula, em 2002, foi 

antecedida pelo lançamento da “Carta aos brasileiros” pelo PT e assinada pelo candidato, comprometendo-

se com uma política econômica responsável e ortodoxa. Certamente também contribuiu para o armistício a 

campanha eleitoral de Lula, desenvolvida com um tom político moderado. Ver Azevedo (2017, p. 184).  

Ano 
Número 

de 

editoriais 

Relacionados 
ao PT 

Valências 

Positiva Negativa Neutra 

N % N % N % N % 

1989 93 8 8,6 0 0 8 100 0 0 

1994 61 2 3,3 0 0 2 100 0 0 

1998 84 1 1,2 0 0 1 100 0 0 

2002 100 7 7 3 42,9 1 14,3 3 42,9 

2006 125 56 44,8 2 3,6 47 83,9 7 12,5 

2010 135 68 50,4 2 2,9 61 89,7 6 8,8 

2014 113 56 49,6 2 3,6 52 92,9 1 1,8 

Total 711 198 27,8 9 4,5 172 86,9 17 8,6 



PT, ELEIÇÕES E EDITORIAIS DA GRANDE IMPRENSA (1989-2014) 
 
 
 

OPINIÃO PÚBLICA, Campinas, vol. 24, nº 2, maio-agosto, 2018 

280  

Gráfico 1 
Editoriais e valências por ano – O Globo (%) 

 

 
  Fonte: Elaboração própria com base em Azevedo (2017). 

 

Entre 1989 e 2002, dos 18 editoriais publicados sobre o PT, quase a metade 

(44,4%) enquadrou de forma negativa o partido e/ou seu principal líder como esquerdista 

ou populista. Com o PT no poder, o partido e o governo petista se tornaram não só o foco 

central da atenção da mídia como também telhado de vidro: o jornal carioca publicou dez 

vezes mais editoriais tendo como objeto o PT, Lula, Dilma e o governo petista. Mas, como 

se pode ver no Gráfico 2, o enquadramento dominante (19,4%) passa a ser o do partido 

corrupto, narrativa estruturada a partir do escândalo do Mensalão. Esse enquadramento 

acompanha o grande volume de manchetes e notícias sobre a investigação e o julgamento 

do Mensalão e seria mantido em 2014 com a Lava Jato. Entre outros enquadramentos 

observados no segundo período, destaca-se ainda o que caracteriza o domínio petista como 

um “projeto criminoso de poder” e o “aparelhamento do Estado” (7,2%) para se perpetuar 

no controle do país. 

Por sua vez, os pacotes interpretativos, que organizavam o enquadramento 

“populista” ou “corrupto” adotado pelos editoriais, apoiavam-se primariamente no conceito 

“lulopetista” construído politicamente com forte conotação negativa e usado 

reiteradamente para caracterizar as ideias e ações do partido e de seus líderes. A expressão 

“lulopetista” foi criada por colunistas de direita desde a época do escândalo do Mensalão e 

seu sentido negativo retoma, como um novo significante, significados usados em outros 

momentos políticos, como a expressão “varguismo”, que era empregada para desqualificar 

politicamente os trabalhistas brasileiros nos anos 1950 ou o populismo sindicalista nos 

anos 1960.  

 

0

10

20

30

40

50

60

70

80

90

100

1989 1994 1998 2002 2006 2010 2014

Positiva Negativa Neutra



FERNANDO ANTÔNIO AZEVEDO 

  
 

 

OPINIÃO PÚBLICA, Campinas, vol. 24, nº 2, maio-agosto, 2018 

281  

Gráfico 2 
Editoriais e pacotes interpretativos – O Globo (%) 

 

Fonte: Elaboração própria com base em Azevedo (2017). 

 

Os editoriais do Estadão 

 

Dos três jornais pesquisados, o Estadão é o que mais publicou editoriais no período 

em estudo: 1.453, dos quais 484 foram dedicados a temas ligados ao PT e ao petismo 

(Tabela 3). Ou seja, o jornal dedicou um terço dos editoriais para abordar temas e questões 

concernentes aos petistas, mais do que os 25% dedicados a esses temas pelos seus 

concorrentes diretos. Por sua vez, as valências de seus editoriais publicados no período 

foram predominantemente desfavoráveis para o partido liderado por Lula: nada menos do 

que 90,1% deles foram negativos contra 2,7% positivos. Como se vê, a soma de editoriais 

positivos ou neutros não chegam sequer a 10%. Esses números mostram que, em 

comparação com os dois outros jornais, o Estadão foi o mais crítico (sendo seguido de 

perto por O Globo) em relação ao PT e seus governos.  

 

44,4

7,2

0

19,4

0

10

20

30

40

50

1989-2002 (18 EDITORIAIS) 2006-2014 (180 EDITORIAIS)

Radical / populista Corrupto



PT, ELEIÇÕES E EDITORIAIS DA GRANDE IMPRENSA (1989-2014) 
 
 
 

OPINIÃO PÚBLICA, Campinas, vol. 24, nº 2, maio-agosto, 2018 

282  

Tabela 3 
Editoriais relacionados ao PT e valência por ano – Estadão 

 

Ano 
Número 

de 

editoriais 

Relacionados 
ao PT 

Valências 

Positiva Negativa Neutra 

N % N % N % N % 

1989 263 66 25,1 0 0 59 89,4 7 10,6 

1994 225 23 10,2 2 8,7 19 82,6 2 8,7 

1998 125 9 7,2 0 0 9 100 0 0 

2002 198 33 16,7 3 9,1 26 78,8 4 12,1 

2006 222 131 59 5 3,8 122 93,1 4 3,1 

2010 222 100 45 2 2 85 85 13 13 

2014 198 122 61,6 1 0,8 116 95,1 5 4,1 

Total 1.453 484 33,4 13 2,7 436 90,1 35 7,2 

Fonte: Elaboração própria com base em Azevedo (2017). 

  

Os dados comentados no parágrafo anterior podem ser observados no Gráfico 3, 

que mostra a posição e a trajetória das linhas que representam as valências negativas, 

positivas e neutras. Como se pode ver, elas praticamente não sofrem oscilações, indicando 

um posicionamento editorial do jornal coerente ao longo do tempo, ou seja, de oposição 

ao projeto partidário do PT.  

 
Gráfico 3 

Editoriais e valências por ano – Estadão (%) 
 

 
Fonte: Elaboração própria com base em Azevedo (2017).  

 

Em relação aos pacotes interpretativos, o Estadão, como O Globo, usa e pontua 

com frequência a expressão “lulopetismo” em seus editoriais como um conceito político 

0

20

40

60

80

100

1989 1994 1998 2002 2006 2010 2014

Positiva negativa neutra



FERNANDO ANTÔNIO AZEVEDO 

  
 

 

OPINIÃO PÚBLICA, Campinas, vol. 24, nº 2, maio-agosto, 2018 

283  

negativo para se referir a ideias, projetos, ações e personagens políticos do partido. Tal 

como o diário carioca, lança mão dos enquadramentos “radicalismo” e “populismo” no 

período pré-governo do PT e, após o Mensalão, associa o partido e o governo petista com 

a corrupção sistêmica do poder.  
 

Gráfico 4 
Editoriais e pacotes interpretativos – Estadão (%) 

 

 
Fonte: Elaboração própria com base em Azevedo (2017). 

 

Editoriais da Folha 

 

A Folha publicou 2 mil editoriais no período pesquisado. Desse montante, 25,5% 

abordaram questões relacionadas ao PT, aos dois mandatos de Lula e ao primeiro governo 

Dilma. Comparado com seus concorrentes, foi o jornal que menos dedicou editoriais aos 

petistas. E foi, também, o que publicou textos mais neutros (23,1%) contra apenas 8,6% 

do diário carioca e 7,2% do seu concorrente paulista. Portanto, nesses dois aspectos, se 

diferenciou dos dois jornais, mas, por outro lado, convergiu, ainda que em percentual 

menor, com as outras publicações em relação às valências negativas e positivas: 73,3% e 

3,9%. Esses números e a disparidade entre os editoriais favoráveis e desfavoráveis 

colocam a Folha como um jornal tão crítico às ações e posições do Partido dos 

Trabalhadores e de seus governos quanto seus congêneres. Analisando-se os dados por 

ano, percebe-se que o posicionamento mais crítico se concentra entre 2006 e 2014, ou 

seja, depois da eclosão do Mensalão em 2005 e no ano do início da Lava Jato. 

Considerando-se os anos anteriores, os editoriais mais negativos (65,2%) ao petismo 

ocorreram na primeira eleição presidencial direta (1989) após a redemocratização, quando 

a disputa presidencial foi polarizada, no primeiro turno, entre os dois candidatos da centro-

42,7

2,32,3

15

0

5

10

15

20

25

30

35

40

45

1989-2002 (131 EDITORIAIS) 2006-2014 (353 EDITORIAIS)

Radical / populista Corrupto



PT, ELEIÇÕES E EDITORIAIS DA GRANDE IMPRENSA (1989-2014) 
 
 
 

OPINIÃO PÚBLICA, Campinas, vol. 24, nº 2, maio-agosto, 2018 

284  

esquerda (Lula e Brizola) e a centro-direita (Collor). Em 1998, o ano eleitoral em que a 

mídia praticamente ocultou a eleição, embora os editoriais negativos alcançassem o 

percentual de 100%, o jornal publicou apenas dois editoriais relacionados ao PT.  
 

Tabela 4 
 Editoriais relacionados ao PT e valência por ano – Folha 

 

Ano 
Número 

de 
editoriais 

Relacionados 
ao PT 

Valências 

Positiva Negativa Neutra 

N % N % N % N % 

1989 276 46 16,7 0 0 30 65,2 17 37 

1998 120 2 1,7 0 0 2 100 0 0 

2002 182 26 14,3 1 3,8 10 38,5 15 57,7 

2006 148 62 41,9 6 9,7 49 79 7 11,3 

2010 142 65 45,8 2 3,1 52 80 11 16,9 

2014 132 54 40,9 1 1,9 44 81,5 9 16,7 

Total 1.000 255 25,5 10 3,9 187 73,3 59 23,1 
Fonte: Elaboração própria com base em Azevedo (2017). 

 

O Gráfico 5 resume os dados da Tabela 4 por ano eleitoral. Como se pode visualizar, 

em 2002, num duplo movimento, a linha que representa as valências negativas declina 

enquanto a linha das valências neutras sobe, indicando que, nesse pleito, o jornal assumiu 

uma posição de expectativa em relação à candidatura Lula. Nos anos seguintes, as linhas 

retomam a trajetória do período anterior, expressando a posição crítica do jornal em 

relação ao petismo e a seus governos.  

 
Gráfico 5 

Editorias e valências PT por ano – Folha (%) 
 

 
Fonte: Elaboração própria com base em Azevedo (2017). 

 

0

20

40

60

80

100

1989 1998 2002 2006 2010 2014

Positiva Negativa Neutra



FERNANDO ANTÔNIO AZEVEDO 

  
 

 

OPINIÃO PÚBLICA, Campinas, vol. 24, nº 2, maio-agosto, 2018 

285  

A Folha também lançou mão dos mesmos pacotes interpretativos dos seus 

concorrentes, embora de modo desigual e em menor escala. Como se pode notar no Gráfico 

6, no período de ascensão do PT (de 1989 a 2002), o jornal dos Frias praticamente não 

acionou o enquadramento ideológico “radical/populista”, ao contrário dos dois outros 

diários que, como vimos, acionaram de forma regular e sistemática essa narrativa para 

caracterizar o Partido dos Trabalhadores. Porém, no período em que o PT estava no poder, 

a Folha recorre também ao caixilho da “corrupção” para enquadrar o petismo em 25 dos 

181 editoriais publicados a partir de 2006.  

 
Gráfico 6 

Editoriais e pacotes interpretativos – Folha (%) 
 

 
Fonte: Elaboração própria com base em Azevedo (2017). 

 

Conclusão  

 

Os Gráficos 7 e 8 mostram, para uma rápida visão comparativa, os dados 

agregados dos jornais em relação às valências negativas e aos pacotes interpretativos 

usados pelos três jornais. Como se pode constatar, as valências negativas ocupam uma 

linha praticamente linear e constante desde 1989, mantendo-se sempre acima de 60%, 

com exceção do ano de 2002. Portanto, a posição crítica dos jornais precede a chegada do 

PT ao poder e nesse sentido não se pode argumentar que a visão crítica das publicações 

se deve ao papel fiscalizador do “cão de guarda” (watch dog), que seria próprio da essência 

da imprensa independente, conforme a teoria liberal do jornalismo. Em outras palavras, 

os jornais já tinham e mantiveram uma posição fortemente negativa em relação ao petismo 

desde sua primeira participação no pleito presidencial de 1989.  

25,7

0
1,1

13,8

0

10

20

30

1989-2002 (74 EDITORIAIS) 2006-2014 (181 EDITORIAIS)

Radical / populista Corrupto



PT, ELEIÇÕES E EDITORIAIS DA GRANDE IMPRENSA (1989-2014) 
 
 
 

OPINIÃO PÚBLICA, Campinas, vol. 24, nº 2, maio-agosto, 2018 

286  

Gráfico 7 
Editoriais e valências negativas por jornal e ano (%) 

 

 
 Fonte: Elaboração própria com base em Azevedo (2017). 

 

Porém, como se pode ver no Gráfico 8, as razões dessa posição crítica variam 

conforme o período analisado. No primeiro período, antes de o PT ascender ao poder, o 

enquadramento predominante dos jornais ao criticar o partido e o petismo é o seu 

esquerdismo, usualmente definido como radical e/ou populista. Portanto, um 

enquadramento de fundo ideológico. Com o PT no governo e depois da eclosão do 

escândalo do Mensalão, o pacote interpretativo predominante passa a ser o de uma 

organização corrupta que se utiliza de meios ilícitos para manter o seu projeto de poder, 

embora o framing anterior de um partido populista seja ainda ocasionalmente acionado. O 

enquadramento predominante tem, portanto, fundo moral.  

0

20

40

60

80

100

120

1989 1994 1998 2002 2006 2010 20014 Todos anos

Globo Estadão Folha



FERNANDO ANTÔNIO AZEVEDO 

  
 

 

OPINIÃO PÚBLICA, Campinas, vol. 24, nº 2, maio-agosto, 2018 

287  

Gráfico 8 
Editoriais e pacotes interpretativos – Folha, Estadão e O Globo (%) 

 

 
Fonte: Elaboração própria com base em Azevedo (2017). 

 

Em síntese, os dados sobre as valências e os pacotes interpretativos mostram que 

os editoriais da grande imprensa foram predominantemente negativos, tanto no período 

pré-governamental quanto no governamental do PT no plano federal, e que os 

enquadramentos dominantes (radical/corrupto) acionados nos dois momentos 

estruturaram uma narrativa crítica que, como mostrei em trabalho recente (Azevedo, 

2017), foi acionada também no passado contra as forças políticas de centro-esquerda no 

período do governo democrático de Vargas (1951-1954) e no breve governo Jango (1961-

1964). Nesse sentido, é possível caracterizar a atuação da grande imprensa diária através 

do conceito de paralelismo político e sugerir que seu antipetismo tem raízes ideológicas, 

numa visão política liberal que se opõe às ideias nacionalistas, estatistas e 

desenvolvimentistas do trabalhismo no passado e do petismo no presente.  

 

 

Referências bibliográficas 

 
ABREU, A. A imprensa ajudou a derrubar o governo Goulart. In: FERREIRA, M. M. (org.). João Goulart: 
entre a memória e a história. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.  

 
AGUIAR, C. B. “A imprensa e as eleições de 1989: imagens e atores da política”. Comunicação & 

Política, vol. 1, n° 3, p. 179-194, 1995. 
 

37,2

1,4
3,2

15,8

0

5

10

15

20

25

30

35

40

1989-2002 (223 EDITORIAIS) 2006-2014 (714 EDITORIAIS)

Radical / populista Corrupto



PT, ELEIÇÕES E EDITORIAIS DA GRANDE IMPRENSA (1989-2014) 
 
 
 

OPINIÃO PÚBLICA, Campinas, vol. 24, nº 2, maio-agosto, 2018 

288  

ALBUQUERQUE, A. “A campanha presidencial no Jornal Nacional: observações preliminares”. 

Comunicação & Política, vol. 1, n° 1, p. 23-40, 1994.  
 

________. “O paralelismo político em questão”. Compolítica, vol. 2, n° 1, p. 6-28, 2012a.  
 

________. On models and margins: comparative media models viewed from a Brazilian perspective. 
In: HALLIN, D.; MANCINI, P. (eds.). Comparing media systems beyond Western world. Cambridge: 

Cambridge University Press, p. 72-95, 2012b.  
 

ALDÉ, A. “As eleições presidenciais de 2002 nos jornais”. Alceu – Revista de Comunicação Cultura e 
Política, vol. 3, n° 1, p. 23-45, 2003. 

 
ALDÉ, A.; MENDES, G.; FIGUEIREDO, M. Imprensa e eleições presidenciais: natureza e consequências 

da cobertura das eleições de 2002 e 2006. In: LIMA, V. A. (org.). A mídia nas eleições de 2006. São 

Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, p. 65-87, 2007. 

 
AZEVEDO, F. A. Imprensa, campanha presidencial e agenda da mídia. In: RUBIM, A. A. C. (ed.). Mídia 

e eleições 98. Salvador: Edições Facom, p. 31-56, 2000. 
 

________. “A imprensa brasileira e o PT: um balanço das coberturas das eleições presidenciais 
(1989-2006)”. Eco-Pós, vol. 12, nº 3, p. 41-58, 2009. 

 
________. “Eleições presidenciais, clivagem de classe e declínio da grande imprensa”. Revista USP, 

nº 90, p. 84-101, 2011. 
 

________. A grande imprensa e o PT (1989-2014). São Carlos: EdUFSCar, 2017. 
 

BLUMLER, J. G.; GUREVITCH, M. Towards a comparative framework for political communication 
research. In: BLUMLER, J. G.; GUREVITCH, M. (eds.). The crisis of public communication. London: 

Routledge, 1975. 
 

CAPELATO, M. R. “Os interpretes das luzes: liberalismo e imprensa escrita paulista – 1920-1945”. 
Tese de Doutorado, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São 

Paulo, São Paulo, 1986.  
 

________. Imprensa e história no Brasil. São Paulo: Contexto/Edusp, 1988. 

 

CAPELATO, M. R.; PRADO, M. L. R. O bravo matutino. Imprensa e ideologia: o jornal O Estado de S. 
Paulo. São Paulo: Alfa-Ômega, 1980. 

 
CARVALHO, A. C. O caso da Última Hora e o cerco da imprensa ao governo Vargas. Niterói: Editora da 

UFF/Nitpress, 2013. 

 
CHAIA, V. Eleições no Brasil: o medo como estratégia política. In: RUBIM, A. A. C. (org.). Eleições 

presidenciais em 2002 no Brasil – Ensaios sobre mídia, cultura e política. São Paulo: Hackers 
Editores, p. 29-52, 2004. 

 
COHEN, B. C. The press and foreign policy. Princeton: Princeton University Press, 1963. 

 
DAHL, R. La poliarquía: participación y oposición. Madrid: Editorial Tecnos, 1989.  

 
EILDERS, C. “The impact of editorial content on the political agenda in Germany: theoretical 

assumptions and open questions regarding a neglected subject in mass communication research” 
(working paper), 1997. Disponível em: <http://nbn-resolving.de/urn:nbn:de:0168-ssoar-125116>. 

Acesso em: 16 maio 2016.  
 

ENTMAN, R. “Framing toward a clarification of a fractured paradigm”. Journal of Communication, vol. 

43, nº 4, p. 51-58, 1993. 

http://nbn-resolving.de/urn:nbn:de:0168-ssoar-125116


FERNANDO ANTÔNIO AZEVEDO 

  
 

 

OPINIÃO PÚBLICA, Campinas, vol. 24, nº 2, maio-agosto, 2018 

289  

 
FERES JÚNIOR, J. “Análise de valência, debate acadêmico e contenda política”. Revista Brasileira de 

Ciência Política, n° 20, p. 313-322, 2016.  
 

FONSECA, F. O consenso forjado: a grande imprensa e a formação da agenda ultraliberal no Brasil. 

São Paulo: Hucitec, 2005.  
 

GAMSON, W.; MODIGLIANI, A. “Media discourse and public opinion on nuclear power: a constructionist 
approach”. American Journal of Sociology, vol. 95, nº 1, p. 1-37, 1989.  

 
GITLIN, T. The whole world is watching. Berkeley: University of California Press, 1980. 

 
GOFFMAN, E. Frame analysis: an essay of the organization of the experience. Boston: Northeastern 

University Press, 1974.  

 

GOLDSTEIN, A. A. De la expectativa a la confrontación: o Estado de S. Paulo durante el primer 
gobierno de Lula da Silva. Buenos Aires: Sans Soleil Ediciones Argentina, 2015. 

 
________. Prensa tradicional y liderazgos populares en Brasil. Raleigh: A Contracorriente, 2017.  

 
GOLDSTEIN, G. T. Do jornalismo político à indústria cultural. Rio de Janeiro: Última Hora, 1987.  

 
GUIMARÃES, C.; VIEIRA, R. A. A. “Meios de comunicação de massa e eleições: um experimento 

brasileiro”. Comunicação & Política, vol. 1, n° 9, p. 147-158, 1989.  
 

HALLIN, D.; MANCINI, P. Sistemas de mídia: estudo comparativo (três modelos de comunicação e 
política). Lisboa: Livros Horizontes, 2010. 

 
JORGE, V. L. “Os meios de comunicação de massa nas campanhas eleitorais”. Comunicação & 

Política, vol. 4, n° 1, p. 126-133, 1997.  
 

LANG, K.; LANG, G. E. The mass media and voting. In: Burdick, E.; Brodbeck, A. J. (eds.). American 
voting behavior. Glencoe: Free Press, p. 217-235, 1959. 

 
LIMA, V. A. “Televisão e política: hipótese sobre a eleição presidencial de 1989”. Comunicação & 

Política, vol. 9, n° 11, p. 29-54, 1990.  

 

MANIN, B. “As metamorfoses do governo representativo”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 
10, n° 29, p. 1-24, 1995.  

 
MATOS, C. Jornalismo e política democrática no Brasil. São Paulo: Publifolha, 2008. 

 
MIGUEL, L. F. “Mídia e eleições: a campanha de 1998 na Rede Globo”. Dados, vol. 42, n° 2, p. 253-

276, 1999.  
 

RUBIM, A. A. C. “Medios, política y elecciones brasileñas de 1989 y 1994”. Dia-Logos de la 
Comunicación, Lima, vol. 1, nº 42, p. 18-24, 1985. 

 
RUBIM, A. A. C.; AZEVEDO, F. A. “Mídia e política no Brasil”. Lua Nova, n° 43, p. 189-216, 1998. 

 

RUBIM, A. A. C.; COLLING, L. “Mídia e eleições presidenciais no Brasil pós-ditadura”. Comunicação & 
Política, vol. 22, n° 3, p. 169-189, 2004. 

 
SEYMOUR-URE, C. The political impact off mass media. London: Constable/Sage, 1974.  

 
SODRÉ, N. W. História da imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 1999. 

 



PT, ELEIÇÕES E EDITORIAIS DA GRANDE IMPRENSA (1989-2014) 
 
 
 

OPINIÃO PÚBLICA, Campinas, vol. 24, nº 2, maio-agosto, 2018 

290  

SWANSON, D. L.; MANCINI, P. Politics, media, and modern democracy: international study of 

innovations in electoral campaigning and their consequences. London: Praeger, 1996.  
 

TASCHNER, G. Folhas ao vento: análise de um conglomerado jornalístico no Brasil. Rio de Janeiro: Paz 
e Terra, 1992. 
 

 

 

Abstract 

The Workers Party in the editorials of the mainstream press (1989–2014) 

Departing from the concept of political parallelism, this article examines the relationship between Brazil’s 

“mainstream press”, consisting of the three major newspapers in national circulation, namely 1) O Estado de 

S. Paulo, 2) Folha de S. Paulo, and 3) O Globo, and petismo between 1989 and 2014. Empirical analysis is 

carried out of editorial pieces focusing on the Workers Party (PT) and its candidates published by these 

newspapers during the last seven presidential elections. The texts were evaluated using the valence analysis 

method and grouped into interpretative packages. The results show the predominance of negative editorials 

and the use of "populism” and/or “corruption” frameworks in the narrative about the PT and petismo both 

before and after the PT began their government at the federal level.  

Keywords: media; press; editorials; party; elections; Workers Party; antipetismo  

 

Resumen 

El PT, elecciones y editoriales de la gran prensa (1989-2014) 

El artículo examina, a partir del concepto de paralelismo político, la relación de la “gran prensa” de Brasil, 

formada por los tres principales diarios nacionales, O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo y O Globo, con 

el petismo entre 1989 y 2014. La referencia empírica son los editoriales publicados por los periódicos durante 

las siete últimas elecciones presidenciales teniendo como objeto al PT y sus candidatos. Los textos fueron 

evaluados a través de la metodología del análisis de valencia y agrupados en paquetes interpretativos. Los 

resultados muestran el predominio de editoriales negativos y el uso de los encuadres “populistas” y / o 

“corruptos” en la narrativa sobre el PT y el petismo. 

Palabras claves: medios de comunicación; prensa; editoriales; partido; elecciones; PT; antipetismo 
 

Résumé 

Le PT, élections et éditoriaux de la grande presse (1989-2014) 

L'article examine, en se fondant sur le concept de parallélisme politique, la relation entre la “grande presse” 

du Brésil, formée par les trois principaux journaux nationaux de circulation, O Estado de S. Paulo, Folha de 

S. Paulo et O Globo et le petismo entre 1989 et 2014. La référence empirique réside dans les éditoriaux 

publiés par les journaux lors des sept dernières élections présidentielles ayant pour objet le PT et ses 

candidats. Les textes ont été évalués à travers la méthodologie de l'analyse de valência et regroupés dans 

des ensembles interprétatifs. Les résultats montrent la prédominance des éditoriaux négatifs et l'utilisation 

des cadrages “populistes” et / ou “corrompus” dans les récits sur le PT et le petismo. 

Mots-clés: médias; presse; éditoriaux; parti; élections; PT; antipetismo 

 

 
Artigo submetido à publicação em 29 de setembro de 2017. 

Versão final aprovada em 16 de abril de 2018. 
 

Opinião Pública adota a licença Creative Commons CC-BY.  

 

  


