Sobre o CESOP

Conteúdo de Sobre o CESOPtxt_about_cesop_idCsCorkfull.cork

 

O CESOP – Centro de Estudos de Opinião Pública – é um núcleo de pesquisa interdisciplinar estabelecido na Universidade Estadual de Campinas desde 1992, tendo como objetivo central o desenvolvimento da pesquisa científica no campo do comportamento político e social e nesse sentido busca a consolidação de uma estrutura para organização, consulta e divulgação de dados de surveys, e promoção de iniciativas combinadas de ensino, pesquisa e treinamento de recursos humanos nesta área.

Suas principais atividades para o alcance desses objetivos são: 1) a realização de pesquisas nas áreas de comportamento eleitoral e representação política, opinião pública e políticas públicas e estudos sobre democracia e cultura política; 2) a produção de recursos de pesquisa, através do Banco de Dados de Pesquisas por Amostragem, que coleta, organiza e proporciona acesso público a dados de opinião sobre política, sociedade, cultura e comportamento social geral; 3) o desenvolvimento da reflexão científica nas áreas afins, através da revista Opinião Pública, periódico de alcance internacional classificado como Qualis-CAPES A1 na área de Ciência Política; e 4) a formação de recursos humanos nas áreas associadas de pesquisa, através de cursos de extensão, treinamentos e apoio às atividades de graduação e de pós-graduação da Universidade, voltados para a metodologia e análise quantitativa de dados em ciências sociais.

O CESOP resulta de uma iniciativa interdisciplinar combinada entre os âmbitos acadêmico-científico e empresarial na área da pesquisa de opinião pública, atendendo a uma demanda sólida do meio acadêmico nacional e estrangeiro por um núcleo especializado em pesquisa, ensino e organização de dados na área de pesquisas sociais e políticas.

Seus objetivos e sua estrutura de organização são pioneiros e singulares no meio acadêmico brasileiro. Estabelecido em uma universidade pública de reconhecimento internacional, o Centro está estruturado sobre uma composição tripartite interuniversitária e empresarial (membros da Unicamp, membros de universidades e centros científicos do país, e membros de empresas de pesquisa), o que viabiliza a recuperação, a organização e o acesso aos surveys realizados por empresas e instituições científicas nas áreas de opinião sobre política, sociedade, temas culturais e de comportamento geral. Sua estrutura também garante que suas atividades tenham amplo conhecimento e envolvimento das várias instituições acadêmicas dessa área, potencializando os esforços para aprofundar o conhecimento da sociedade brasileira.

O impulso que resultou na criação do Centro teve início no final dos anos 80, quando o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) doou ao Arquivo Edgard Leuenroth – o centro de documentação social do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp – seu acervo histórico de relatórios de pesquisa constituído desde a fundação da empresa em 1942, nas áreas de pesquisa política, pesquisas de audiência de rádio e televisão, pesquisas de opinião e comportamento social, e pesquisas de mercado. Essa Coleção de relatórios históricos é única no país e na América Latina pela sua abrangência e temática.

A partir desse impulso na área de pesquisas de opinião, em 1991 a Unicamp firmou convênio com o Roper Center for Public Opinion Research, sediado na Universidade de Connecticut (EUA), para formação de uma rede de intercâmbio de dados de opinião pública entre a América Latina e os EUA – o Projeto Latin American Survey Data Bank, criando assim as condições finais para a fundação do Centro, o que veio a ocorrer formalmente em outubro de 1992.

Já no início das atividades do CESOP em 1993, a UNICAMP firmou convênio com o ICPSR-Inter-university Consortium for Political and Social Research, da Universidade de Michigan (EUA), possibilitando acesso aos bancos de dados de pesquisas científicas internacionais ali depositadas, bem como viabilizando a participação de pesquisadores em cursos de metodologia e análise de pesquisa social e política ministrados pela Universidade de Michigan.

A Universidade de Michigan é a sede do Comparative Study of Electoral Systems, do qual o CESOP é o representante no Brasil através da aplicação de ondas de pesquisa sobre comportamento político a cada eleição presidencial – O projeto ESEB – Estudo Eleitoral Brasileiro. Desde 2009 o CESOP passou a fazer parte do International Planning Committee do referido projeto comparado.
O CESOP integra o Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq e desenvolve seus objetivos através de projetos permanentes e projetos temáticos associados a linhas de pesquisa.