Vol. 02, nº 2, 1994

Eleição presidencial: o Plano Real na sucessão de Itamar Franco

Autores

Gustavo Venturi

Instituto de Pesquisa Datafolha

Antonio Manuel Teixeira Mendes

Instituto de Pesquisa Datafolha

Resumo

Este artigo mostra a influência do plano econômico Real e do horário eleitoral gratuito na eleição presidencial brasileira de 1994. Com base em dados de survey com 2.500 entrevistados, argumenta que o controle inflacionário exerceu papel decisivo para as intenções de voto.

Palavras-chave

decisão do voto; HGPE - horário gratuito de propaganda eleitoral; eleição presidencial; plano econômico

Abstract

This article shows the influence of the economic plan- the Plano Real – and the HGPE (free electoral propaganda on TV) in the Brazilian 1994 Presidential Election. Based on survey data with 2.500 interviews, it argues that the inflation control played a decisive role for the voting intentions.

Keywords

voting decision; HGPE - horário gratuito de propaganda eleitoral; presidential elections; economic plan

Download do arquivo