Sobre Opinião Pública
Foco e Escopo
Opinião Pública publica artigos científicos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros sobre teoria e metodologia em opinião pública, comportamento social e político, cultura política e democracia, estudos de mídia, eleições e representação política, que embasam seus temas ou hipóteses em enquadramentos teóricos e em dados de pesquisas empíricas, quantitativas, qualitativas ou documentais apresentados de forma a sustentar os resultados e conclusões.
Breve Histórico
Criada em 1993, Opinião Pública é periódico acadêmico de acesso aberto e gratuito do Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop) da Unicamp, centro interdisciplinar de pesquisa instituído em 1992. Sua missão está alinhada ao objetivo do Cesop, que é o desenvolvimento da pesquisa científica na área do comportamento político e social por meio da promoção de iniciativas combinadas de ensino, pesquisa e treinamento de recursos humanos, bem como a organização e disponibilização de bases e materiais de pesquisa nessas áreas.
Estabelecida para estimular e consolidar a produção nacional nas áreas de comportamento político e social, Opinião Pública tem como missão permanente promover uma melhor compreensão das mudanças contemporâneas da política e seus impactos sobre os indivíduos e as formas como a sociedade se organiza e atua, divulgando os esforços de reflexão produzidos pela relação entre a teoria e a pesquisa. Seu funcionamento é guiado por regimento aprovado pelo Conselho Superior do Cesop. Ao longo de sua trajetória, Opinião Pública se consolidou como referência não apenas na comunidade acadêmica nacional, mas também latino-americana.
Conformidade com a Ciência Aberta
Opinião Pública está comprometida com as práticas de comunicação da Ciência Aberta, como o acesso aberto; aceitação de preprints como o início do fluxo de produção dos artigos; compartilhamento dos conjuntos de dados de análise, instrumentos, scripts de análise estatística, roteiros e materiais adicionais, disponibilizados em repositórios online abertos e/ou no próprio site do periódico; transparência e abertura gradual do processo de avaliação dos manuscritos; disseminação pública das pesquisas e interoperabilidade com o fluxo global de informação e conhecimento científicos.
Todo o conteúdo publicado é disponível sem custos para o(a) usuário(a) ou sua instituição. Os(As) usuários(as) têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou criar links para os textos completos dos artigos, sem pedir autorização prévia do(a) editor(a) ou do(a) autor(a).
Também não há custos de submissão e processamento de artigos para autores(as). Todos os manuscritos submetidos à Opinião Pública devem ser inéditos, salvo aqueles disponibilizados em repositórios de preprints, e não podem ser encaminhados, simultaneamente, para avaliação de outros periódicos. Também são considerados inéditos manuscritos divulgados em anais de eventos científicos e em perfis pessoais de plataformas acadêmicas.
O uso do preprint como opção do(a) autor(a) supõe que, quando da submissão do artigo à Opinião Pública, ele(a) deve informar se o manuscrito está depositado em um servidor de preprints, bem como seu nome e seu URL.
Opinião Pública recebe preprints arquivados nos seguintes servidores: SciELO Preprints, Social Science Research Network e Research Gate. Outros repositórios poderão ser considerados mediante análise e aprovação por parte do Conselho Editorial.
Ética na Publicação
Opinião Pública apoia os códigos de conduta científica do Committee on Publication Ethics (Cope) (http://www.publicationethics.org/), os princípios do Directory of Open Access Journals (Doaj) (https://doaj.org/about/#our-mission) bem como as diretrizes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes) e o manual de boas práticas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (http://www.fapesp.br/boaspraticas/).
Processo de avaliação por pares
Todos os artigos submetidos à publicação em Opinião Pública que estão de acordo com as normas editoriais passam por uma primeira avaliação do Comitê Editorial, que verifica a adequação das contribuições ao escopo temático e critérios analíticos e editoriais do periódico. Uma vez aprovados na pré-seleção, a publicação em Opinião Pública está condicionada ao processo de revisão por pareceristas.
Os processos de avaliação envolvem pelo menos dois(duas) pesquisadores(as) doutores(as) e especialistas da área de estudo. Quando convidados para avaliar um artigo, os(as) pareceristas são solicitados a responder se existe conflito de interesses no que diz respeito aos(às) autores(as) e à pesquisa. A avaliação do artigo pode: a) recomendar sua publicação; b) recomendar a publicação com alterações; c) rejeitar a publicação ou d) rejeitar a publicação, mas sugerir uma ressubmissão. As decisões em relação à publicação dos artigos são de responsabilidade dos(as) editores(as) do periódico, com base na revisão de especialistas. Um(a) terceiro(a) avaliador(a) é regularmente acionado(a) sempre que os resultados de avaliação são díspares. Em casos de maior impasse, acionamos membros do Conselho Editorial para avaliação adicional, destacando que os membros do Conselho também atuam como avaliadores(as).
Três formatos de avaliação por pares são adotados pelo periódico: 1. Avaliação duplamente anônima, na qual nem pareceristas nem autores(as) conhecem suas identidades; 2. Avaliação simples-anônima, em que autores(as) são conhecidos(as), mas pareceristas permanecem anônimos(as); 3. Avaliação por pares aberta, na qual tanto autores(as) como pareceristas conhecem as identidades um(a) do(a) outro(a).
Dados abertos
Se aprovado o artigo para publicação, o(a) autor(a) deve compartilhar bases de dados, códigos, métodos e outros materiais utilizados e resultantes das pesquisas apresentadas no artigo publicado, os quais serão disponibilizados no site de Opinião Pública, ou o(a) autor(a) deve indicar o repositório onde seus dados e materiais estão depositados.
Cobrança de Taxas
Opinião Pública não cobra taxas para submissão, avaliação e publicação de artigos.
Direitos Autorais
Autores(as) de artigos publicados por Opinião Pública mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution CC BY 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os(As) autores(as) concedem à Opinião Pública o direito da primeira publicação.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
Todo o conteúdo de Opinião Pública, exceto onde especificado de outra forma, está licenciado sob a licença Creative Commons Attribution CC BY 4.0.
Os dados, opiniões e conceitos emitidos nos artigos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade do(a) autor(a).
Os(As) autores(as) podem autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, postá-los em suas mídias sociais pessoais e mesmo assumir contratos adicionais separadamente (ex.: publicar o artigo como capítulo de livro) desde que seja incluída a citação completa à versão do website do periódico.
Patrocinadores e Agências de Fomento
Opinião Pública recebe apoio dos seguintes organismos:
Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão (Faepex), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Programa de Apoio a Publicações Científicas do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovações (MCTI).
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Contato
E-mail: rop@unicamp.br
Telefone: (55) 19 3521-1712