Instruções para o envio de colaborações à Opinião Pública
A Revista Opinião Pública publica artigos originais redigidos em língua portuguesa, espanhola ou inglesa. Os artigos devem ser submetidos (no formato .doc) exclusivamente através do sistema de submissão online do Scielo/ScholarOne: https://mc04.manuscriptcentral.com/op-scielo.
Todos os manuscritos submetidos à Opinião Pública devem ser inéditos e não podem ter sido encaminhados para avaliação de outras publicações. Consideram-se inéditos trabalhos não publicados total ou parcialmente em periódicos, livros e sites. Também são considerados inéditos manuscritos divulgados em anais de eventos científicos, em perfis pessoais de plataformas acadêmicas ou em plataformas de preprints.
Se aprovado o artigo para publicação, o autor também deve compartilhar bases de dados, códigos, métodos e outros materiais utilizados e resultantes das pesquisas apresentadas no artigo publicado, os quais serão disponibilizados no site de Opinião Pública, ou o autor deve indicar o repositório no qual seus dados e materiais estão depositados.
Preparação do Manuscrito
Ao submeter o manuscrito, o(a) autor(a) responsável deverá informar, obrigatoriamente, os seguintes dados de todos(as) os(as) autores(as): Nome completo, orcid, afiliação institucional, e-mail, mini cv informando a titulação, fontes de apoio para o trabalho, incluindo nomes de patrocinadores, número de contrato (se houver). Submissões com dados incompletos serão recusados de imediato.
Formato de Envio dos Artigos
O artigo deve ter entre 7.000 a 14.000 palavras, incluindo as imagens, notas e referências. O artigo submetido deve incluir resumo de no máximo 900 caracteres, que contenha a descrição do objeto analisado e dos objetivos do artigo; tipo de pesquisa, metodologia ou abordagem utilizada; resultados; implicações e originalidade do artigo. O resumo tem um campo específico para ser preenchido na plataforma de submissão. Artigos submetidos com resumos cortados por extrapolarem o número de caracteres permitidos serão devolvidos. O título do artigo deve ter no máximo 20 palavras, e ser apresentado nos quatro idiomas, assim como as cinco palavras-chave que identificam o seu conteúdo.
Ativos Digitais
Quadros, mapas, tabelas, gráficos etc. devem estar em seus devidos lugares no corpo do texto, em formato jpg (300 a 500 pdi), com título, legenda e fonte. Se o artigo for aprovado no processo de avaliação, estas figuras deverão ser enviadas em seus formatos originais, de maneira que possam ser editadas.
Citações e Referências
As citações bibliográficas seguem a norma ABNT: NBR 10520, devem ser feitas no corpo do texto e subordinar-se ao seguinte esquema: (Sobrenome de Autor, data) ou (Sobrenome de Autor, data, página). Ex.: (Souza, 1976; Assis, 2000) ou (Souza, 1976, p. 64). Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano serão identificados por uma letra após a data. Ex.: (Almeida, 1989a), (Almeida, 1989b). No caso de dois autores e duas publicações de mesmo autor, a citação deve ser desse modo: (Souza e Almeida, 1990; Sanches, 2000, 2005).
As referências bibliográficas utilizadas devem ser apresentadas no final do artigo, listadas em ordem alfabética, obedecendo às normas ABNT: NBR 6023, conforme exemplos a seguir. Pede-se atenção não apenas à ordem dos elementos como também a seus tipos de fontes e pontuações.
Livro: Sobrenome do Autor em versalete, Nome (abreviado). Título em itálico: subtítulo sem itálico. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da Editora, ano.
Capítulo: Sobrenome em versalete, Nome (abreviado), Título do capítulo. In: Sobrenome em versalete, Nome (abreviado), do(s) autor(es) ou organizador(es). Título do livro em itálico: subtítulo sem itálico. Local da publicação: nome da editora, intervalo de páginas, ano.
Coletânea: Sobrenome em versalete, Nome (abreviado). Título do ensaio. In: Sobrenome em versalete, Nome (abreviado) do(s) organizador(es). Título da coletânea em itálico: subtítulo sem itálico. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da Editora, ano.
Artigo em periódico: Sobrenome em versalete, Nome (abreviado). Título do artigo entre aspas. Nome do periódico em itálico, local da publicação, volume e número do periódico, intervalo de páginas, período da publicação, ano.
Dissertações e teses: Sobrenome em versalete, Nome (abreviado). Título entre aspas. Local, número total de páginas. Grau acadêmico e área de estudos: Dissertação de mestrado ou Tese de doutorado. Instituição em que foi apresentada, ano.
Internet (documentos eletrônicos): Sobrenome em versalete, Nome (abreviado). Título em itálico (online). Produtor, data. Disponível em: <>. Acesso em: dia mês (abreviado) ano (ex.: 5 jan. 2012).
Trabalho apresentado em evento: Sobrenome em versalete, Nome (abreviado). Título do trabalho apresentado entre aspas. In: Anais do evento (numeração e título se houver), cidade de realização do evento, páginas do documento (se houver), data de publicação.
Os títulos das seções do artigo devem ser formatados em negrito e das subseções em itálico.
Não devem ser numeradas as seções e subseções do artigo. Se houver citações e/ou referências a seções do próprio artigo ao longo do texto, fazer referência ao título da seção. Ex.: Como abordado na seção “Opiniões e atitudes sobre a democracia...”.
Sempre que, no corpo do texto, houver referência ao próprio artigo, deve-se nomeá-lo como “artigo” e não como “paper”, “trabalho”, “estudo” etc.
Os títulos e as fontes das tabelas devem estar completos (quando forem de "elaboração própria", discriminar em que dados estão baseadas. Ex.: Elaboração própria com base em dados do TSE).
Os títulos e fontes devem estar fora das tabelas e gráficos.
Os sinais de “%”, e outros, devem ser retirados do interior de tabelas e gráficos, quando for o caso, colocando-os junto aos respectivos títulos.
Ex.: Tabela 1 -Título: Frequência das variáveis indicadoras de “rouba, mas faz” (%)
Pedimos atenção à grafia dos nomes próprios e datas de publicações citadas no corpo do texto e nas referências bibliográficas para minimizar as dubiedades.
A equipe de Opinião Pública fará a revisão de problemas de digitação, ortografia, gramática, grafias de nomes próprios, siglas, datas de publicação nas referências bibliográficas no corpo do texto e nas referências ao final, no entanto, quanto mais cuidado houver com todos esses aspectos, menores serão as chances de erros na versão a ser publicada.
O DOI do artigo é atribuído pela equipe de edição e diagramação de Opinião Pública no momento de preparação do artigo para publicação.