Instruções para o envio de colaborações à Opinião Pública

 

Opinião Pública publica artigos científicos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros sobre teoria e metodologia em opinião pública, comportamento social e político, cultura política e democracia, estudos de mídia, eleições e representação política, que embasam seus temas ou hipóteses em enquadramentos teóricos e em dados de pesquisas empíricas, quantitativas, qualitativas ou documentais apresentados de

Todos os manuscritos submetidos à Opinião Pública devem ser inéditos e não podem ter sido encaminhados para avaliação de outras publicações. Consideram-se inéditos trabalhos não publicados total ou parcialmente em periódicos, livros e sites. Também são considerados inéditos manuscritos divulgados em anais de eventos científicos, em perfis pessoais de plataformas acadêmicas ou em plataformas de preprints (Scielo (https://preprints.scielo.org/index.php/scielo), Social Science Research Network (https://www.ssrn.com/index.cfm/en/) and ResearchGate (https://www.researchgate.net/). Durante o processo de avaliação, a originalidade do trabalho e de suas revisões é verificada com o uso de softwares de detecção de plágio.

Decisões em relação à publicação dos artigos são de responsabilidade dos editores do periódico, com base na revisão de especialistas. A avaliação pode: a) recomendar a publicação; b) recomendar a publicação condicionada às sugestões dos revisores; ou c) rejeitar a publicação.

As afirmações e os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta responsabilidade dos seus autores, não expressando a opinião dos membros do Conselho Editorial ou do Cesop.

Não há taxas para submissão, avaliação e processamento de artigos.

Opinião Pública apoia os códigos de conduta científica do Committee on Publication Ethics (COPE) (http://www.publicationethics.org/), bem como as diretrizes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes) e o manual de boas práticas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (http://www.fapesp.br/boaspraticas/).

 

Forma e preparação de manuscritos

A Revista Opinião Pública publica artigos originais redigidos em língua portuguesa, espanhola ou inglesa. Os artigos devem ser submetidos (no formato .doc) exclusivamente através do sistema de submissão online do Scielo/ScholarOne: https://mc04.manuscriptcentral.com/op-scielo. Não podem ser submetidos à apreciação de nenhum outro veículo.

A publicação em Opinião Pública está condicionada ao processo de revisão anônima por pareceristas (duplo anonimato, no qual nem pareceristas nem autores(as) conhecem suas identidades). Artigos provenientes de servidores de preprint têm autoria conhecida no processo de avaliação, mas pareceristas são mantidos anônimos (revisão por pares anônima).

Se aprovado o artigo para publicação, o autor também deve compartilhar bases de dados, códigos, métodos e outros materiais utilizados e resultantes das pesquisas apresentadas no artigo publicado, os quais serão disponibilizados no site de Opinião Pública, ou o autor deve indicar o repositório onde seus dados e materiais estão depositados.

O artigo deve ter entre 7.000 a 14.000 palavras, incluindo as imagens, notas e referências. O artigo submetido deve incluir resumo de no máximo 900 caracteres, que contenha a descrição do objeto analisado e dos objetivos do artigo; tipo de pesquisa, metodologia ou abordagem utilizada; resultados; implicações e originalidade do artigo. O resumo tem um campo específico para ser preenchido na plataforma de submissão. Artigos submetidos com resumos cortados por extrapolarem o número de caracteres permitidos serão devolvidos. O título do artigo deve ter no máximo 20 palavras, e ser apresentado nos quatro idiomas, assim como as cinco palavras-chave que identificam o seu conteúdo. Quadros, mapas, tabelas, gráficos etc. devem estar em seus devidos lugares no corpo do texto, em formato jpg (300 a 500 pdi), com título, legenda e fonte. Se o artigo for aprovado no processo de avaliação, estas figuras deverão ser enviadas em seus formatos originais, de maneira que possam ser editadas.

As citações bibliográficas devem ser feitas no corpo do texto e subordinar-se ao seguinte esquema: (Sobrenome de Autor, data) ou (Sobrenome de Autor, data, página). Ex.: (Souza, 1976; Assis, 2000) ou (Souza, 1976, p. 64). Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano serão identificados por uma letra após a data. Ex.: (Almeida, 1989a), (Almeida, 1989b). No caso de dois autores e duas publicações de mesmo autor, a citação deve ser desse modo: (Souza e Almeida, 1990; Sanches, 2000, 2005).

As referências bibliográficas utilizadas devem ser apresentadas no final do artigo, listadas em ordem alfabética, obedecendo às normas ABNT, conforme exemplos a seguir. Pede-se atenção não apenas à ordem dos elementos como também a seus tipos de fontes e pontuações.

Livro: Sobrenome do Autor em versalete, Nome (abreviado). Título em itálico: subtítulo sem itálico. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da Editora, ano.

Capítulo: Sobrenome em versalete, Nome (abreviado), Título do capítulo. In: Sobrenome em versalete, Nome (abreviado), do(s) autor(es) ou organizador(es). Título do livro em itálico: subtítulo sem itálico. Local da publicação: nome da editora, intervalo de páginas, ano.

Coletânea: Sobrenome em versalete, Nome (abreviado). Título do ensaio. In: Sobrenome em versalete, Nome (abreviado) do(s) organizador(es). Título da coletânea em itálico: subtítulo sem itálico. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da Editora, ano.

Artigo em periódico: Sobrenome em versalete, Nome (abreviado). Título do artigo entre aspas. Nome do periódico em itálico, local da publicação, volume e número do periódico, intervalo de páginas, período da publicação, ano.

Dissertações e teses: Sobrenome em versalete, Nome (abreviado). Título entre aspas. Local, número total de páginas. Grau acadêmico e área de estudos: Dissertação de mestrado ou Tese de doutorado. Instituição em que foi apresentada, ano.

Internet (documentos eletrônicos): Sobrenome em versalete, Nome (abreviado). Título em itálico (online). Produtor, data. Disponível em: <>. Acesso em: dia mês (abreviado) ano (ex.: 5 jan. 2012).

Trabalho apresentado em evento: Sobrenome em versalete, Nome (abreviado). Título do trabalho apresentado entre aspas. In: Anais do evento (numeração e título se houver), cidade de realização do evento, páginas do documento (se houver), data de publicação.

Os títulos das seções do artigo devem ser formatados em negrito e das subseções em itálico.

Não devem ser numeradas as seções e subseções do artigo. Se houver citações e/ou referências a seções do próprio artigo ao longo do texto, fazer referência ao título da seção. Ex.: Como abordado na seção “Opiniões e atitudes sobre a democracia...”.

Sempre que, no corpo do texto, houver referência ao próprio artigo, deve-se nomeá-la como “artigo” e não como “paper”, “trabalho”, “estudo” etc.

Os títulos e as fontes das tabelas devem estar completos (quando forem de "elaboração própria", discriminar em que dados estão baseadas. Ex.: Elaboração própria com base em dados do TSE).

Os títulos e fontes devem estar fora das tabelas e gráficos.

Os sinais de “%”, e outros, devem ser retirados do interior de tabelas e gráficos, quando for o caso, colocando-os junto aos respectivos títulos.

Ex.: Tabela 1
Título: Frequência das variáveis indicadoras de “rouba, mas faz” (%)

Pedimos atenção à grafia dos nomes próprios e datas de publicações citadas no corpo do texto e nas referências bibliográficas para minimizar as dubiedades.

A equipe da Revista OPINIÃO PÚBLICA fará a revisão de problemas de digitação, ortografia, gramática, grafias de nomes próprios, siglas, datas de publicação nas referências bibliográficas no corpo do texto e nas referências ao final, no entanto, quanto mais cuidado houver com todos esses aspectos, menores serão as chances de erros na versão a ser publicada.