Vol. 09, nº 2, 2003

Dimensões da Cibercultura no Brasil

DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-62762003000200002

Autores

Fabián Echegaray

Trinity College

Universidade de Connecticut

Resumo

Este artigo ilustra os efeitos do uso da Internet sobre aspectos atitudinais e comportamentais e descreve diferentes formas nas quais o modo de relação dos usuários com a Internet podem ser descritas e classificadas para os propósitos da análise de segmentação, no Brasil. Primeiro, diferenças entre grupos de usuários e não-usuários são examinadas baseadas em um conjunto de surveys com a população global. Em seguida, uma nova categorização de modos de relacionamento com a Internet, é proposta, usando padrões de informação de uso. Finalmente, o peso relativo desta abordagem, vis-à-vis classificações padrão, explicando hábitos e posturas dos usuários sobre questões relacionadas às esferas do consumo e da política.

Palavras-chave

internet; análise de segmentação; comunicação; cidadão digital

Abstract

This paper illustrates the effects of Internet usage on attitudinal and behavioral aspects and describes different ways in which users’ mode of relationship with the Internet can be profiled and classified for segmentation and analysis purposes, in Brazil. First, differences between-groups of users and non-users are examined based on series of general population sample survey studies. Following this, a new categorization of modes of relationship with the Internet is proposed using information of usage patterns. Finally, I test the relative leverage of this approach, vis-à-vis more standard classifications, in explaining users’ habits and postures on issues related to the spheres of consumption and politics.

Keywords

internet; targeting approach; communication; digital citizen

Download do arquivo