Vol. 03, nº 1, 1995

Eleições casadas, resultados nem sempre solteiros: campanhas proporcionais e imagem partidária no horário gratuito de propaganda eleitoral

Autores

Leandro Piquet Carneiro

Departamento de Ciência Política

Universidade de São Paulo

Rogério Augusto Schmitt

Departamento de Sociologia e Política

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo é um estudo sobre a campanha eleitoral na televisão para a Câmara dos Deputados, no estado do Rio de Janeiro em 1994, e analisa a relação entre as estratégias políticas dos partidos e candidatos e os resultados eleitorais oficiais. Os autores concluem que, apesar da afirmativa de que os partidos políticos brasileiros são organizações frágeis, eles exercem influência significativa sobre as campanhas e o desempenho eleitoral de seus candidatos.

Palavras-chave

eleições legislativas; campanha eleitoral; televisão

Abstract

This article is a study on the electoral campaign in television for the chamber of Deputies in the State of Rio de Janeiro in 1994, and it analyses the relationship between the political strategies of the parties and candidates and the electoral official results. The authors conclude that, despite the assumption that Brazilian political parties are fragile organizations, they excerce significant influence over the campaigns and the electoral performances of their candidates.

Keywords

legislative election; electoral campaign; television

Download do arquivo