Vol. 13, nº 2, 2007

Identificação ideológica, partidos e voto na eleição presidencial de 2006

DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-62762007000200004

Autores

Yan de Souza Carreirão

Departamento de Sociologia e Ciência Política

Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O artigo analisa as relações entre a identificação ideológica do eleitor brasileiro, seus “sentimentos” em relação aos partidos e o voto nas eleições presidenciais de 2002 e 2006. A principal hipótese testada, a partir da análise dos dados das duas ondas do ESEB (Estudo Eleitoral Brasileiro), é a de que após o primeiro mandato do presidente Lula houve, na percepção dos eleitores brasileiros, uma diluição das diferenças ideológicas entre os partidos, o que redundaria em uma menor associação entre identificação ideológica e voto na eleição presidencial de 2006 comparativamente à de 2002. O artigo investiga também se houve mudanças na associação entre os “sentimentos partidários” dos eleitores e seu voto.

Palavras-chave

estudo eleitoral brasileiro; eleições presidenciais; identificação ideológica; preferência partidária

Abstract

The article analyses the relations between the Brazilian voter’s ideological identification, his/her “partisan feelings” and the vote, in the 2002 and 2006 presidential elections. The main hypothesis tested, which is based on the two waves of the ESEB (Brazilian Electoral Study) data analysis, is that after President Lula’s first mandate there was a dilution of the ideological differences between the parties in the Brazilian voters view. This dilution would result in a smaller association between ideological identification and the vote in the 2006 presidential election compared to the 2002 election. The article also examines if there were changes in the association between the voters’ “partisan feelings” and their vote.

Keywords

brazilian electoral study; presidential elections; ideological identification; party preference

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