Vol. 15, nº 1, 2009

Medidas de nível socioeconômico em pesquisas sociais: uma aplicação aos dados de uma pesquisa educacional

DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-62762009000100001

Maria Teresa Gonzaga Alves

Instituto de Ciências Humanas e Sociais

Universidade Federal de Ouro Preto

José Francisco Soares

Departamento de Ciências aplicadas à Educação

Universidade Federal de Minas Gerais

Em qualquer sociedade, diferenças entre os indivíduos são consistentemente observadas quanto ao lugar que ocupam na hierarquia social. Tais diferenças se associam profundamente às oportunidades educacionais, às trajetórias ocupacionais, ao acesso aos bens e serviços, ao prestígio social, ao comportamento político e social, etc. Neste artigo, assume-se que todas essas diferenças podem ser descritas adequadamente por um único construto denominado de nível socioeconômico (NSE). Este trabalho tem como objetivos principais: discutir formas de medir o NSE nas pesquisas sociais e produzir uma medida de NSE que expresse as variações entre famílias representadas nessas pesquisas, bem como interpretar a escala proposta. A consistência da proposta teórica é verificada com dados da Pesquisa Geração Escolar 2005 - Polo Belo Horizonte.

nível socioeconômico; escalas e medidas; metodologia; pesquisa educacional

In any society, individuals differ markedly in relation to their place in the social hierarchy. Those differences are deeply associated to each individual educational opportunities, occupational history, access to goods and services, social prestige and political and social options. In this paper, we assume that all those differences can be adequately described by a unique construct named SES – Socioeconomic Status. Given this, the main purposes of this paper is to discuss different forms of measuring the SES in applied social science research and to introduce a specific measure, with the appropriate interpretation, for this construct. The usefulness of the new measure is verified with the data from a longitudinal educational survey named GERES 2005 – acronym for School Generation 2005.

socioeconomic status; scaling; social science methodology; educational research