Vol. 18, nº 2, 2012

Ocupar, reivindicar, participar: sobre o repertório de ação do movimento de moradia de São Paulo

DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-62762012000200007

Luciana Tatagiba

Departamento de Ciência Política

Stella Zagatto Paterniani

Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social

Thiago Aparecido Trindade

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

Universidade Estadual de Campinas

Este artigo tem como objetivo discutir três eixos comuns que compõem o repertório de ação do movimento de moradia da cidade de São Paulo: as ocupações de imóveis ociosos, a participação institucional (especialmente no Conselho Municipal de Habitação) e o direito a morar no centro da cidade. Buscamos recuperar um pouco da história dessas práticas e rotinas, e apresentamos a heterogeneidade dos argumentos, que as sustentam e as questionam. Apresentamos o movimento que se sustenta heterogêneo e plural, cujos militantes têm no horizonte a luta por moradia digna. O artigo tem como base um survey aplicado no 11º Encontro Estadual de Moradia Popular, organizado pela União dos Movimentos de Moradia (UMM), ocorrido em São Paulo, no ano de 2009.

movimentos sociais; direito à cidade; participação; ocupações; conselho de habitação

This article aims to discuss three common lines that make up the action repertoire of the housing movement of the city of São Paulo: squattings, participation in institucional spheres, (specially the Municipal Housing Council) and the right to the city. We intended to recover part of the history of these practices and routines, and here we present the heterogeneity of the arguments that support and question them. Therefore, we present the housing movement as heterogeneous and plural, whose militants struggle for dignified housing. The article is based on a survey, applied in the 11th State Meeting of Popular Housing, organized by the Union of the Housing Movement, which happenned in São Paulo, in 2009.

social movements; right to the city; participation; squatting; housing council