Vol. 19, nº 2, 2013

A afeição dos cidadãos pelos políticos mal-afamados: identificando os perfis associados à aceitação do “rouba, mas faz” no Brasil

DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-62762013000200004

Robert Bonifácio

Programa de Pós-Graduação em Ciência Política

Universidade Federal de Minas Gerais

O artigo investiga os perfis de cidadãos associados favoravelmente à ideia do “rouba, mas faz”, que significa concordância com a conduta de políticos que incorrem em atos de corrupção, mas que realizam um governo entendido como satisfatório. Utiliza-se como material empírico dois surveys de abrangência nacional, realizados em 2002 e 2006, e os principais resultados obtidos com as análises dos dados apontam para o forte rechaçamento da ideia de “rouba, mas faz” e para a importância explicativa de variáveis que indicam avaliação e desconfiança institucional.

rouba, mas faz; avaliação institucional; confiança institucional; corrupção

The paper analyses the citizen’s profiles positively associated with the idea of “he steals, but get things done” that means agreement with the conduct of politicians who incur acts of corruption, but that performs a government perceived as satisfactory. It is used as empirical data two nationwide surveys, conducted in 2002 and 2006, and the main results of data´s analysis are the strong rejection of “he steals, but get things done” idea and distrust of representative actors and institutions.

he steals, but get things done; institutional evaluations; institutional trust; corruption

Arquivos complementares

Arq 1