Vol. 21, nº 2, 2015

Nomeações políticas no Ministério do Meio Ambiente (2003-2013): interconexões entre ONGs, partidos e governos

DOI: https://doi.org/10.1590/1807-01912015212336

Rebecca Neaera Abers

Instituto de Ciência Política

Universidade de Brasília

Marília Silva de Oliveira

Instituto de Ciência Política

Universidade de Brasília

Neste artigo, exploramos mudanças na relação entre movimentos sociais e o governo do Partido dos Trabalhadores pela lente da política de nomeações de cargos de alto escalão no Ministério do Meio Ambiente (MMA) entre 2003 e 2013. Ao analisar as biografias profissionais e políticas de 147 nomeados, identificamos uma diminuição, ao longo do período, de nomeações de atores originários de movimentos sociais, acompanhada por um crescimento de nomeações de servidores públicos. Sugerimos que essa mudança não é somente resultado de transformações das preferências políticas do governo petista. Resulta também de um aumento no número absoluto de funcionários concursados, o que tornou o governo menos dependente, do que era no passado, das capacidades técnicas e políticas presentes na sociedade civil.

movimento ambientalista; nomeação de cargos públicos; trajetórias profissionais; estado; partido dos trabalhadores (PT)

In this article, we explore the changing relationship between social movements and the Workers’ Party government, by looking at appointments to upper echelon positions in the Ministry of the Environment between 2003 and 2013. Our examination of the professional and political biographies of 147 appointees demonstrates that over the period, fewer social movement actors and more public servants were nominated. We suggest that this change did not result only from transformations in the political preferences of the Workers’ Party government. It also resulted from an increase in the absolute number of permanent employees , which made the government less dependent than in the past on the technical and political capacities of civil society actors.

environmental movement; government appointments; professional trajectories; state; workers’ party (PT)