Vol. 23, nº 1, 2017

O Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados: a evolução das bases socioeconômicas e territoriais (1994-2014)

DOI: https://doi.org/10.1590/1807-0191201723196

Natalia Maciel

Instituto de Estudos Sociais e Políticos

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Tiago Ventura

Instituto de Estudos Sociais e Políticos

Universidade de Maryland – College Park/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Este artigo analisa a evolução das bases eleitorais do Partido dos Trabalhadores para a Câmara dos Deputados no período de 1994 a 2014. Utilizando análise descritiva e modelos longitudinais com dados municipais, verificamos uma alteração dessas bases em direção a cidades com menor população e renda per capita mais baixa, localizadas, sobretudo, no Nordeste brasileiro. Demonstramos que as bases eleitorais do PT para a Câmara sofreram mudanças semelhantes às de seus candidatos à presidência. No entanto, ao contrário dos seus presidenciáveis, o programa Bolsa Família não possui poder explicativo sobre a votação para essa casa legislativa. Encontramos na presença do partido em executivos locais e na sua votação para governador e presidente indicadores mais relevantes de seu desempenho.

comportamento eleitoral; câmara dos deputados; bases eleitorais; partido dos trabalhadores (PT)

This article analyzes the evolution of the Workers’ Party’s (PT) electoral bases in the disputes for the Chamber of Deputies between 1994 and 2014. Using descriptive analysis and longitudinal models, we find that these bases are changing toward smaller cities with a lower per capita income, located, primarily, in northeastern Brazil. We show that the PT’s electoral bases for the Chamber of Deputies and presidency have experienced similar changes. However, while Bolsa Família influences support for the party’s presidential candidates, it has no impact on support for its candidates in the Chamber. Instead, we find that the party’s presence in subnational executives and its voting in gubernatorial and presidential elections are more relevant indicators of its performance.

electoral behavior; chamber of deputies; electoral bases; workers’ party (PT)

Résumé

Cet article analyse l'évolution des bases électorales du Partido dos Trabalhadores à la Chambre des députés entre 1994 et 2014. A l'aide d'une analyse descriptive et de modèles longitudinaux avec des données municipales, nous constatons que ces bases évoluent vers des villes plus petites, avec un revenu par habitant inférieur, se situant surtout au Nord-est du Brésil. Nous montrons que les bases électorales du PT pour la Chambre des députés et pour la présidence ont connu des changements similaires. Cependant, alors que Bolsa Família influence le soutien aux candidats présidentiels du parti, cela n'a aucun impact sur le soutien de ses candidats à la Chambre. Nous constatons que la présence du parti chez les cadres locaux et son vote aux élections présidentielles et aux postes de gouverneur sont les indicateurs les plus pertinents de sa performance.

Mots Clés

comportement électoral; chambre des députés; bases électorales; Parti des Travailleurs (PT)

Resumen

En este artículo se analiza la evolución de las bases electorales del Partido de los Trabajadores en la Cámara de los Diputados de 1994 a 2014. Utilizando el análisis descriptivo y modelos longitudinales con datos locales, vemos un cambio de estas bases para ciudades con menor población y renta per cápita más baja, que se encuentra principalmente en el noreste de Brasil. Hemos demostrado que las bases electorales del PT en la Cámara experimentaron cambios similares a de sus candidatos presidenciales. Sin embargo, a diferencia de sus candidatos presidenciales, el programa Bolsa Familia no tiene poder explicativo sobre el voto para esta casa legislativa. Los indicadores más relevantes de su desempeño son la presencia del partido en los ejecutivos locales y su voto para los candidatos a gobernador del estado y a la presidencia.

Palabras Claves

voto; cámara de los diputados; bases electorales; Partido de los Trabajadores (PT)