Vol. 07, nº 2, 2001

Troféu “Cara de Pau” da Rádio Eldorado

DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-62762001000200004

Autores

Vera Chaia

Departamento de Política

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo

Este artigo analisa os meios de comunicação de massa enquanto lócus privilegiados de representação dos atores políticos e da política de modo geral. Ele analisa a atuação da Rádio Eldorado AM, empresa do grupo O Estado de S. Paulo, que criou no ano de 1999 o prêmio denominado "Troféu Cara de Pau", concurso que teve como propósito eleger as autoridades políticas que mais se destacaram negativamente. O ponto central foi compreender o papel deste meio de comunicação como propulsor de representações negativas da política.

Palavras-chave

meios de comunicação; rádio; personalidades políticas; política brasileira

Abstract

This article studies the mass media as a privileged locus for representation of political actors and the political system. It analyses the role of the Eldorado Radio, which created in 1999 the "Cara de Pau Prize", a competition that had as purpose the election of the most negative political personalities. This study intended to understand the dynamics of this Radio as a stimulus for the creation of negative political representations.

Keywords

mass media; radio; political personalities; brazilian politics

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