Opinião Pública – Vol. 07, Nº 2 2001
Artigos desta edição
Autor: Warren E. Miller
Medidas de mudança em pares de variáveis atitudinais podem proporcionar insights Importantes sobre a estrutura dos sistemas de crenças políticas dos públicos de massa. Dados de painéis revelam evidências da grande centralidade de alguns elementos de idéias em vez de outros no contexto de constrangimento dinâmico de curto prazo. A especificação dos atributos teoricamente relevantes dos eleitores torna possível testar diferenças estruturais esperadas que conectam predisposições relacionadas a políticas e preferências por políticas; a especificação também torna possível testar proposições que envolvem os efeitos recíprocos de atitudes e preferências emergentes de voto. Algumas das especificações mais úteis revelam até que ponto a heterogeneidade da população produz uma imagem embaçada de relações quando a análise se baseia no eleitorado total, em vez de se limitar a eleitores ou subconjuntos de eleitores especificados por critérios teóricos.
Autor: Antônio Albino Canelas Rubim
No mundo contemporâneo, o surgimento e desenvolvimento da comunicação midiática, e a conformação de uma sociabilidade estruturada e ambientada pela mídia recolocam em intensa evidência a temática do relacionamento entre política e comunicação. A interação entre mídia e eleições é tomada aqui como emblemática das transformações.
Autor: Fernando Antônio Azevedo
O texto discute a objetividade jornalística nas coberturas eleitorais da imprensa paulista, tendo como ponto de partida o reconhecimento prévio de que numa "democracia de público" o poder de agenda da mídia demanda a exigência normativa de uma imprensa independente capaz de informar com a maior objetividade o leitor. O artigo tem como referência empírica a cobertura eleitoral do pleito municipal de 2000 na Capital paulista realizada por três dos grandes jornais locais.
Autor: Vera Chaia
Este artigo analisa os meios de comunicação de massa enquanto lócus privilegiados de representação dos atores políticos e da política de modo geral. Ele analisa a atuação da Rádio Eldorado AM, empresa do grupo O Estado de S. Paulo, que criou no ano de 1999 o prêmio denominado "Troféu Cara de Pau", concurso que teve como propósito eleger as autoridades políticas que mais se destacaram negativamente. O ponto central foi compreender o papel deste meio de comunicação como propulsor de representações negativas da política.
Autor: Barbara Geddes
Este ensaio sintetiza os resultados do grande número de estudos publicados nos últimos vinte anos sobre a democratização ocorrida no final do século XX. Dados significativos dão sustentação à tese de que a democracia é mais provável em países mais desenvolvidos e que transições de regime de todos os tipos são mais prováveis durante períodos de declínio econômico. Porém, muito poucos dos outros argumentos apresentados na literatura sobre transição parecem ter validade geral. Este estudo propõe um modelo teórico, baseado nas características de diferentes tipos de regimes autoritários, para explicar muitas das diferenças entre as experiências de democratização em diferentes regiões. Os dados tirados de um conjunto de bases que inclui 163 regimes autoritários oferecem sustentação preliminar ao modelo proposto.
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