Vol. 07, nº 1, 2001

A Utilização de Métodos Qualitativos na Ciência Política e no Marketing Político

DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-62762001000100001

Luciana Veiga

Laboratório de Pesquisas em Comunicação Política e Opinião Pública

Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro

Universidade Católica de Petrópolis

Sônia Maria Guedes Gondim

Departamento de Psicologia

Universidade Federal da Bahia

O artigo discorre sobre a utilização da abordagem qualitativa na Ciência Política e no Marketing Político. As discussões apresentadas derivam-se, principalmente, da experiência acadêmica com a pesquisa Ideologia Política, Propaganda Eleitoral e Voto: o efeito persuasivo do Horário Eleitoral na Campanha da Presidência da República, em que foram empregadas as técnicas de entrevista em profundidade e grupos focais.

métodos qualitativos; marketing político; grupos focais; campanha presidencial de 1998

This paper discusses the use of qualitative research technie to the study Political Science and to the Political Marketing. The issues discussed here drawn from the research on Political Ideology, Electoral Propaganda and Votes: the effect of “horário electoral” on the presidency campaign, in which were used depth interviews and focus group technies.

qualitative methods; political marketing; focus groups; 1998 presidency campaign