Vol. 29, nº 3, 2023

It's always sunny in Brazil: images, stereotypes, ignorance, and the country’s international status

DOI: https://doi.org/http://doi.org/10.1590/1807-01912023293551

Autores

Daniel Buarque

Instituto de Relações Internacionais

Universidade de São Paulo

Resumo

O Brasil é um país emergente com muito potencial e ambição de se tornar um dos principais atores da política global. Alcançar esse alto status internacional, no entanto, não depende apenas de aspirações, mas de percepções intersubjetivas de Estados já estabelecidos como grandes potências. A ascensão do Brasil está ligada não apenas aos seus atributos de poder, mas em como o país é percebido pelos outros. Este artigo avança no estudo do status do Brasil ao analisar as imagens do país segundo as percepções da comunidade de política externa dos membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Ele contribui para o estudo de relações internacionais ao abordar a relação entre imagens e o nível de prestígio de uma nação. O artigo argumenta que o conhecimento sobre o Brasil é limitado mesmo entre as elites globais e está associado principalmente a estereótipos superficiais.

Palavras-chave

Status; imagens; estereótipos; entrevistas; marca país; prestígio

Abstract

Brazil is an emerging country with tremendous potential and the ambition to become a major player in global politics. Achieving high international status, however, depends not only on aspiration, but on the intersubjective perceptions of states that are already established as great powers. Brazil’s rise is connected not only to its attributes of power but to how the country is perceived by others. This article advances the study of Brazil’s status by analyzing the image of the country according to the perceptions of the foreign policy community of the permanent members of the United Nations Security Council. It contributes to International Relations scholarship by addressing the relation between images of a nation and its level of prestige. The article argues that knowledge about Brazil is limited even among global elites and is mostly associated with superficial stereotypes.

Keywords

Status; images; stereotypes; interviews; nation branding; prestige

Résumé

Le Brésil est un pays émergent avec un grand potentiel et l'ambition de devenir l'un des principaux acteurs de la politique mondiale. Cependant, l'obtention de ce statut international élevé ne dépend pas seulement d'aspirations et attributs de pouvoir, mais de perceptions intersubjectives d'États déjà établis en tant que grandes puissances. Cet article avance l'étude du statut du Brésil en analysant les images du pays selon les perceptions de la communauté de la politique étrangère des membres permanents du Conseil de sécurité des Nations Unies. Il contribue à l'étude des relations internationales en abordant la relation entre les images et le niveau de prestige d'une nation. L'article soutient que les connaissances sur le Brésil sont limitées même parmi les élites mondiales et sont principalement associées à des stéréotypes superficiels.

Mots Clés

Statut ; images; stéréotypes ; interviews; image de marque nationale ; prestige

Resumen

Brasil es un país emergente con gran potencial y ambición de convertirse en importante actor de la política mundial. Sin embargo, alcanzar alto status internacional no depende solo de aspiraciones, sino de percepciones intersubjetivas de estados ya establecidos como grandes potencias. El ascenso de Brasil está vinculado no solo a sus atributos de poder, sino también a cómo los demás perciben el país. Este artículo avanza en el estudio del status de Brasil mediante el análisis de imágenes del país según las percepciones de la comunidad de política exterior de miembros permanentes del Consejo de Seguridad de las Naciones Unidas. Contribuye al estudio de las relaciones internacionales al abordar la relación entre las imágenes y el nivel de prestigio de una nación. El artículo argumenta que el conocimiento sobre Brasil es limitado incluso entre las élites globales y se asocia principalmente con estereotipos.

Palabras Claves

Status; imágenes; estereótipos; entrevistas; marca nacional; prestigio

Download do arquivo