Projetos encerrados
Rachel Meneguello
O ESEB-2022, sexta onda da pesquisa pós-eleitoral de natureza acadêmica realizada no Brasil, está inserido no Módulo 6 (2021-2026) do Projeto Comparative Study of Electoral Systems (CSES) da Universidade de Michigan. O objetivo principal desse módulo – “Democracia representativa sob pressão” - é abordar a crise e os desafios enfrentados pela democracia a partir de três dimensões: a confiança e apoio ao sistema democrático e suas instituições; a satisfação com procedimentos democráticos representativos, com foco na representação das mulheres e na avaliação do papel da mulher no poder e o apoio a formas alternativas de governo, conduzidos por exemplo, por líderes empresariais ou por técnicos independentes. As consequências da pandemia de Covid-19 sobre o funcionamento da democracia e sobre a sociedade, sempre na perspectiva dos cidadãos, também são preocupações do módulo 6 do CSES. Adicionalmente, o ESEB 2022 aplicou questões específicas sobre a cognição da democracia, as circunstâncias que poderiam justificar um golpe militar no Brasil e opiniões em relação a pautas de segurança pública, de programas sociais, entre outros temas.
Oswaldo M. E. do Amaral
CNPq - Edital Universal - Proc. 47642/2003-4
Os estudos sobre os partidos políticos no Brasil avançaram muito nos últimos anos. No entanto, ainda há lacunas a serem preenchidas no que toca à organização interna dos partidos e suas relações com as estratégias nas arenas governativa e eleitoral. Este projeto tem dois objetivos centrais: (a) construir um banco de dados inédito sobre quem ocupou cargos nos diretórios nacionais, estaduais e municipais dos partidos políticos brasileiros entre 1996 e 2015; e (b) analisar esses dados a partir de três perspectivas: organizacional, eleitoral e governamental. Para isso, utilizaremos abordagens qualitativas e quantitativas, relacionando informações provenientes de distintos bancos de dados. Com isso, pretendemos elaborar uma análise integrada sobre os partidos políticos e sobre o sistema representativo no Brasil nos últimos vinte anos e fornecer novos elementos empíricos para futuras pesquisas na área. O projeto está sediado no Centro de Estudos de Opinião Pública - CESOP/UNICAMP e contará com três professores de duas universidades, quatro alunos de pós-graduação e um consultor externo.
Rachel Meneguello
O ESEB 2018, quinta onda da pesquisa pós-eleitoral de natureza acadêmica realizada no Brasil, está inserido no Módulo 5 (2016-2021) do Projeto Comparative Study of Electoral Systems (CSES) da Universidade de Michigan. O objetivo principal desse módulo é analisar as atitudes dos cidadãos em relação às elites políticas, à regra da maioria e às minorias e grupos à margem da política na democracia representativa. Busca também reunir subsídios para examinar, ainda na perspectiva dos cidadãos, a política de contestação e as atitudes populistas e explorar a relação entre a ascensão de propostas e partidos populistas e a presença de atitudes populistas entre os cidadãos. Adicionalmente às questões que fazem parte do módulo internacional do CSES, o ESEB-2018 aplicou questões específicas para compreender o populismo na democracia brasileira tais como a confiança/desconfiança na classe política, o distanciamento da política, a corrupção, as opiniões sobre ações redistributivas, a preferência por regimes políticos e a cognição da democracia.
Fabíola Brigante Del Porto
FAPESP Auxílio à pesquisa (2016/05619-7)
O objetivo geral deste projeto é realizar um estudo aprofundado sobre o conceito de satisfação com a democracia no Brasil a partir da análise longitudinal de medidas de nível individual provenientes de surveys nacionais para o período democrático recente (2002-2014). Entendendo a satisfação com a democracia como fenômeno multifacetado, o projeto analisa as dimensões de avaliações dos governantes do momento, das instituições representativas, dos serviços e políticas públicas e das normas e procedimentos do regime e verifica quais dimensões são mais importantes para estruturar a (in)satisfação geral dos cidadãos com a democracia no cenário brasileiro recente. Os objetivos específicos são: 1. Revisar a bibliografia internacional e nacional sobre legitimidade e eficácia democráticas, descontentamento, insatisfação e apoio político para conceituar a satisfação com a democracia; 2. Analisar empiricamente os correlatos da medida de satisfação com o funcionamento da democracia em diferentes instrumentos de pesquisa e longitudinalmente de modo a verificar possíveis variações e/ou ambiguidades da medida; 3. Abordar a avaliação do regime democrático como construto multidimensional de modo a avançar no entendimento das percepções que os cidadãos têm sobre o desempenho do regime democrático, compreendendo com que dimensões do regime os cidadãos o avaliam e 4. Verificar se os conteúdos da satisfação com a democracia são diferentes para grupos de indivíduos com clivagens sociais distintas. Além do entendimento da satisfação com a democracia em termos multidimensionais, o projeto visa contribuir com os estudos de apoio político no Brasil ao incluir na análise as percepções sobre aspectos normativos da democracia representativa, como o voto, as eleições e a capacidade representativa do sistema. A hipótese aponta que os níveis de satisfação com o regime democrático são condicionados não apenas pela avaliação de seus resultados, mas também da eficácia de seus aspectos normativos. É a inclusão dessa percepção de procedimentos que faz com que a avaliação da democracia diferencie-se conceitual e empiricamente da avaliação dos governantes do momento.
Oswaldo M. E. do Amaral e Sérgio Simoni Júnior
INCT – MCTI/CNPq/CAPES/FAPs Nº 16/2014
O Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação pretende reunir pesquisadores de renome nacional e colaboradores internacionais no intuito de avançar a discussão sobre a democracia brasileira, a sua organização, os hábitos democráticos da população e a organização da mídia no país. O programa do Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação prima pela mobilização e agregação de grupos de pesquisa de quatro instituições principais - UFMG, UERJ, Unicamp e USP - além da participação de pesquisadores da Unb, UFPR, UFPE, UNAMA, IPEA e, internacionalmente, do CES/UC e da UBA. Esta articulação horizontal e cooperativa visará a associação em redes interinstitucionais com as diferentes instâncias de Governo e com a sociedade. Pesquisadores de reconhecida competência nacional e internacional, com experiência de liderança em projetos complexos, publicações de impacto em revistas científicas especializadas e expressivo resultado em orientação e supervisão de discentes deverão promover duas atividades no âmbito do Instituto: (1) pesquisas de opinião pública sobre o estado da democracia no Brasil incluindo o legislativo e o judiciário; (2) proposição de aplicação de tecnologias de informação que melhorem a qualidade da democracia no Brasil. Os pesquisadores, membros do Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação, desenvolverão suas atividades combinando investigação e docência em Instituições Públicas de Ensino Superior de excelência, situadas no Brasil - em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Brasília, Pará e Pernambuco – e no exterior – Argentina e Portugal. Entre o corpo de pesquisadores do Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação encontram-se sociólogos, cientistas políticos, juristas, historiadores, comunicólogos na sua grande maioria pesquisadores 1 do CNPq. Estes pesquisadores são especialistas nas áreas de opinião pública, democracia, justiça e cidadania, temas estruturantes dos eixos de atuação do instituto. O Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação também terá como um dos seus eixos de atuação central a avaliação de como tecnologias de comunicação podem melhorar o desempenho da democracia. Esta parte será realizada em estreita colaboração com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC). A Pesquisa A pesquisa “A Cara da Democracia no Brasil” é um dos eixos que articulam a investigação sobre representação, participação e opinião pública no âmbito do Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação. Os últimos anos vêm mostrando mudanças importantes no comportamento, nas atitudes e nos valores dos cidadãos brasileiros com relação à democracia e a seu funcionamento no País. Alguns pontos merecem destaque: a relação com o sistema representativo aponta déficits muito significativos que se expressam no baixo grau de confiança e de avaliação das instituições, na recusa da política, dos partidos e dos políticos, constituindo percepções negativas que afetam a legitimidade do sistema. No âmbito da participação, novas formas de ativismo passaram a compor os modos de organização e de mobilização, traduzindo as mudanças estruturais da política na era das novas tecnologias de comunicação. O estudo dos posicionamentos e dos julgamentos sobre o sistema político e a avaliação de seu impacto sobre a adesão à democracia, assim como a identificação de atitudes com relação aos valores da vida democrática são alguns dos pontos dessa pesquisa.
Rachel Meneguello
O ESEB 2014, quarta onda da pesquisa pós-eleitoral de natureza acadêmica realizada no Brasil, associou-se ao Módulo 4 (2011-2016) do Projeto Comparative Study of Electoral Systems (CSES) da Universidade de Michigan. Este módulo teve como tema principal a análise das políticas de distribuição de renda e proteção social, visando conhecer as preferências dos eleitores sobre as políticas que afetam a renda e a distribuição da riqueza no contexto da crise econômica mundial. Nesse sentido, este módulo voltou-se a compreender a capacidade de representação das preferências dos eleitores quanto a esses temas e como as instituições políticas condicionam as reações dos eleitores às políticas de restrição orçamentária. Outro objetivo deste módulo foi compreender, ainda na perspectiva dos cidadãos, como os contatos de partidos e candidatos e relações pessoais podem influenciar a escolha eleitoral. O ESEB -2014 contou também com a participação de pesquisadores e professores associados a universidades e centros de pesquisa do país e do exterior para formular questões específicas destinadas ao aprofundamento do estudo da realidade brasileira, como por exemplo, a avaliação das instituições representativas, o papel do Estado com relação à economia e ao desenvolvimento de programas sociais, o grau de satisfação com serviços públicos, o respeito às leis e à igualdade social, as percepções de mobilidade social, o interesse por política e formas de mobilização política, bem como avaliação dos impostos e da validade das manifestações de rua em prol da melhoria de serviços públicos.
Rachel Meneguello e Oswaldo M. E. do Amaral
FAPESP (Projeto Temático - Proc. 07952-8-04)
Levantamento de características e opiniões dos delegados participantes da Convenção Estadual do PSDB em 5 de maio de 2013, através de questionário elaborado pelo CESOP.
Bruno Wilhelm Speck
Projeto sem recursos
Comportamento de empresas para o financiamento de campanhas eleitorais.
Rachel Meneguello
ONU/UNIFEM (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para Mulher)
Apresentar um diagnóstico sobre a participação das mulheres nos processos eleitorais de 2006 e 2010, considerando obstáculos e avanços e surgimentos que possam contribuir para a promoção das mulheres em espaços de tomada de decisão política. A pesquisa implementa um recorte de raça, etnia e classe em suas diferentes fases, tendo em vista identificar como a desigualdade política de gênero se relaciona com outras formas de desigualdades sociais e culturais.
Bruno Wilhelm Speck e Teresa Sacchet
Fornecer um quadro geral e, ao mesmo tempo, detalhado das principais características dos processos de coleta e estratégias de financiamento eleitoral e a relação com chances de eleição, analisando, particularmente, como o sexo dos candidatos interfere e recorta tais estratégias e chance, bem como suas implicações para o acesso das mulheres à representação política e a igualdade de gênero.
Rachel Meneguello e Fabíola Brigante Del Porto
Estudo de doutorado que analisou os valores políticos (preferência por regimes, confiança política, eficácia política, voto e hábitos de conversa e informação políticas) dos jovens da democratização brasileira no período 1989-2006. Com o pressuposto de que as experiências políticas mais recentes importam mais na avaliação e adesão ao regime corrente, a hipótese é que a faixa etária dos indivíduos (coorte ou ciclo de vida) não impacta seus valores. Os dados mostraram que só a desconfiança diminuiu da coorte mais nova a mais velha, levando a perguntar se a diferença não era efeito do ciclo de vida ou efeito composicional. Quando se comparou o impacto da instrução sobre a desconfiança por faixa etária, ele foi até menor sobre os jovens. A instrução afetou, porém, a preferência por regimes, sugerindo que os mais novos, que não viveram a ditadura, dependem da mediação escolar para formarem preferências políticas.
Rachel Meneguello
CNPq - Edital Universal (Processo 471796/2008-5)
Este projeto tem como objetivo realizar o Estudo Eleitoral Brasileiro - ESEB na sua terceira onda em 2010. O ESEB é um estudo que agrega pesquisadores de várias instituições em torno de temas associados ao funcionamento do sistema representativo, bem como de temas associados ao comportamento geral político e social. As ondas anteriores em que o estudo foi desenvolvido ocorreram após a eleição presidencial de 2002 (1ª onda) e após a eleição presidencial de 2006 (2ª onda). O ESEB é um estudo vinculado ao projeto internacional Comparative Study of Electoral Systems da Universidade de Michigan < www.cses.org > e coordenado pelo CESOP (Centro de Estudos de Opinião Pública), da Universidade de Campinas desde seu início. A 3ª onda deste estudo foi aplicada através do survey nacional após a eleição presidencial de 2010, do módulo do Comparative of Electoral Systems sobre o comportamento eleitoral individual bem como questões específicas de investigação sobre cultura política para o caso brasileiro.
Jose Álvaro Moisés e Rachel Meneguello
FAPESP (Projeto Temático - Proc. 07952-8-04)
Estudo de fenômeno que atinge praticamente todas as democracias modernas e que é particularmente intenso no Brasil: a desconfiança dos cidadãos das instituições políticas. Os objetos dessa desconfiança abrangem da presidência da República aos serviços públicos, passando pelo Judiciário, Congresso, partidos e políticos. A primeira etapa envolveu a adoção de métodos qualitativos de pesquisa, através de entrevistas em profundidade com diferentes segmentos de cidadãos na região metropolitana de São Paulo, particularmente. Buscou-se, dessa forma, criar a referência necessária para contextualizar social e culturalmente o uso dessas noções pelas pessoas e, assim, ajudar a definir as variáveis que foram utilizadas pela pesquisa quantitativa. Foram examinadas as percepções dos cidadãos sobre os direitos civis, políticos e sociais, por uma parte, e sobre o papel de serviços públicos e das instituições democráticas em assegurar o seu acesso àqueles direitos, de outra. A segunda etapa envolveu a adoção de métodos quantitativos de pesquisa através da elaboração e aplicação de survey nacional.
O ESEB 2006, segunda onda da pesquisa pós-eleitoral realizada no Brasil, inseriu-se no Módulo 3 (2006-2010) do Projeto Comparative Study of Electoral Systems (CSES) da Universidade de Michigan, que teve como preocupação central analisar o desenho do sistema eleitoral a partir da percepção do eleitor sobre suas escolhas e a avaliação retrospectiva que faz de partidos, candidatos e ideologias. As questões deste módulo objetivaram responder, em específico, como os eleitores distinguem os partidos e como as condições contextuais aumentam o grau e a facilidade com que eles podem fazer essas distinções e seus pesos relativos em diferentes contextos. Alguns resultados do ESEB 2006 estão apresentados na Revista Opinião Pública, vol. 13, n°2 (nov. 2007).
Rachel Meneguello
CNPq - Edital Universal - Proc. 47642/2003-4
O projeto mapeou a inserção da tv na dinâmica de acesso à informação cultural e à informação política pela população dos grandes centros urbanos brasileiros desde os anos 1950, com base no Acervo IBOPE-Mídia/AEL-UNICAMP. Suas metas foram:1.produzir uma reflexão geral sobre o padrão de acesso aos bens culturais produzidos pela mídia televisiva a partir da década de 1950 no país, a partir dos dados das populações dos grandes centros urbanos; 2.produzir uma reflexão sobre o impacto da tv no desenvolvimento político-eleitoral o processo de integração entre o sistema político e o sistema de televisão no Brasil contemporâneo, com base nos dados de acesso e audiência dos programas político-eleitoral realizados a partir da década de1970; 3.mapear a audiência da produção televisiva (programas) no período de 1955 a 2000 com base nos Relatórios de Audiência dos Programas de Televisão produzidos pelo IBOPE; 4.dimensionar o impacto do uso da televisão especificamente nas conjunturas eleitorais sobre o processo decisório do voto e de formação de preferências políticas no período de 1970 a 2000.