Vol. 15, nº 1, 2009

Institutional change and political attitudes: the public image of Minas Gerais State Chamber of Deputies (1993 – 2006)

DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-62762009000100004

Authors

Mario Fuks

Departamento de Ciência Política

Universidade Federal de Minas Gerais

Fabrício Mendes Fialho

Coordenadoria de Gestão Estratégica

Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo

Abstract

This article analyzes the impact on public opinion of the strategies of communication carried out by the Legislative Chamber of Minas Gerais (ALMG) during the 1990's. We evaluate whether the public opinion on the state legislature has changed along of this thirteen years, following a steady process of institutional innovation. Comparing results for different points of time between 1993 and 2006, we reject the idea that ALMG's public image is substantially different from standard public evaluation of Brazilian political institutions. We find that the institutional change process is noticeable and has a positive response only for the small public attentive to ALMG's messages transmitted by radio and television.

Keywords

political culture; public opinion; institutional image

Resumo

O artigo analisa o impacto das estratégias de comunicação realizadas pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) durante a década de 1990 sobre a opinião pública da sociedade do estado de Minas Gerais. Pretende-se avaliar se a opinião pública em relação ao legislativo estadual se mostrou “resistente” às inovações institucionais ou se ocorreram mudanças ao longo dos treze anos cobertos pelos dados disponíveis. A análise comparativa no tempo e com outras instituições políticas não nos autoriza a falar sobre uma excepcionalidade da ALMG no que se refere a sua imagem pública. Em grande medida, a imagem da ALMG, em termos de confiança e avaliação, não foge do padrão brasileiro em relação às instituições políticas. O impacto do processo de inovação institucional é perceptível apenas sobre um público restrito: aqueles que consumiram as mensagens e comunicações produzidas pela ALMG e veiculadas no radio e na televisão.

Palavras-chave

cultura política; opinião pública; imagem institucional

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