Vol. 19, nº 1, 2013

TENDENCIES Data Report: The Brazilian New Middle Class

Resumo

Este Tendências apresenta características e informações sobre a “nova classe média”. Considerada um segmento em ampla ascensão socioeconômica no país desde meados da década de 2000, observada pelo aumento de renda e capacidade de consumo, a “nova classe média” está apresentada segundo algumas opiniões sobre seu padrão de vida, as percepções sobre sua situação de classe, as expectativas com relação às condições futuras de vida e opiniões gerais sobre o Estado e políticas sociais. Em linhas gerais, não há diferenças significativas desse segmento frente às demais classes sociais. As expectativas para vencer na vida e as perspectivas para a geração dos seus filhos conformam um cenário positivo para os indivíduos das classes média e alta, e menos positivo para as classes mais baixas; a boa educação como meio para o sucesso é um valor generalizado entre as classes, e a classe C é apenas pouco mais otimista que as demais com relação à expectativa de que os anos futuros trarão uma condição de vida muito melhor. Esse cenário positivo embasa, em parte, os planos de gastos com bens duráveis, como móveis e eletrodomésticos, tal como mostram as informações. Na dimensão das responsabilidades pelo acesso à saúde e à previdência, o papel do Estado é afirmado por todos os segmentos socioeconômicos, assim como é conferido ao governo por todos os segmentos a responsabilidade pela diminuição das desigualdades entre ricos e pobres. Mas para a maioria dos entrevistados de todas as classes, a responsabilidade por um padrão de vida melhor cabe ao indivíduo, e não ao governo. As opiniões sobre o acesso à Educação têm destaque. As informações apontam que as medidas de ampliação do acesso ao Ensino superior têm apoio substantivo em todas as classes sociais, mas é a “classe C” a que menos apoia as cotas para estudantes de escolas públicas, assim como é a classe mais contrária ao acesso à universidade pública pelos que podem pagar pelo ensino. As pesquisas que fornecem os dados são o estudo realizado em 2008 pelo IBOPE/CNI, que resultou no livro A Classe Média Brasileira, de Bolivar Lamounier e Amaury de Souza (ver ficha técnica) e o Estudo Eleitoral Brasileiro (CSES_ESEB) realizado em 2010 pelo CESOP e Vox Populi. Editores de OP

Palavras-chave

valores políticos; percepção de classe; satisfação e expectativas pessoais; classe média

Download file