Opinião Pública – Vol. 09, Nº 1 2003

Download the entire issue

PDF

Presentation of this issue

 Este é o segundo volume de OPINIÃO PÚBLICA em parceria com a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIÊNCIA POLÍTICA – ABCP e, através dela, com América Latina Hoy, revista dedicada à pesquisa sobre a América Latina editada na Universidade de Salamanca.

Em nossa primeira experiência –OPINIÃO PÚBLICA, vol. VIII, nº2, outubro de 2002- procuramos ocupar um espaço mais orientado para a divulgação de pesquisas empíricas, além de trazer ao conhecimento de cientistas políticos e sociais brasileiros uma pequena parcela da crescente e significativa produção de latino-americanos e de cientistas de outros países sobre a América Latina. Neste volume mantivemos essas diretrizes.

A meta principal é colaborar para o conhecimento sobre o Brasil, inclusive de forma comparada, objetivando contribuir para o aprimoramento dos nossos pesquisadores.

A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIÊNCIA POLÍTICA – ABCP – compartilha essas diretrizes de OPINIÃO PÚBLICA, agregando que vê como sua missão estimular centros, instituições, revistas, grupos de pesquisadores e pesquisadores individuais, independentemente de sua orientação teórica ou política. É nossa intenção buscar outras parcerias produtivas na área das publicações e em outras áreas, sem abdicar do projeto de, eventualmente, criar a Revista Brasileira de Ciência Política, iniciativa já aprovada pela diretoria. Acredita que a academia brasileira necessita apoiar as revistas abertas, não institucionais nem provincianas, existentes no país que seguem as normas aceitas de seleção dos trabalhos que serão publicados.

A ABCP promoveu um excelente encontro em 2002 em parceria com a Universidade Federal Fluminense, em particular com o seu Departamento de Ciência Política e promoverá de 3 a 5 de junho de 2003 um seminário, em Brasília, sobre a reforma política, em parceria com a Câmara dos Deputados e está em conversações para ampliar essa parceria, bem como está em conversações com outras instituições públicas como o Senado Federal, o Governo do Estado de Minas Gerais, a Prefeitura do Município do Rio de Janeiro, Interlegis e outras instituições em busca de novos parceiros.

Este segundo número de OPINIÃO PÚBLICA é, apenas, mais um exemplo de como essas parcerias podem ser fecundas.

 Gláucio Ary Dillon Soares – Presidente da ABCP

Rachel Meneguello – Editora de OPINIÃO PÚBLICA

Articles in this issue

Autores: Richard Gunther e José Ramón Monteiro

Autores: Eduardo Leoni, Lúcio R. Rennó e Carlos Pereira

Autor: Mercedes Mateo Diaz

Autores: Edward L. Gibson, Ernesto F. Calvo e Tulia G. Falleti

Autores: Maria Hermínia Tavares de Almeida e Leandro Piquet Carneiro

Autor: Bruno Wilhelm Speck

Autor: Marcelo Costa Ferreira

Autor: Carmelo Mesa-Lago